Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

A RODADA DA MORTE PARA BAVI: Cai 1 ou caem os 2,

Times baianos não disputam título e sim pela condição de não cairem. Que coisa!
05/12/2014 às 11:50
Rodada da morte essa última do Brasileirão 2014, domingo, para a dupla BaVi. E também para o Palmeiras (SP). Dos três, só um permanecerá na Série A em 2015; dois serão rebaixados para a segundona. 

Dos três em zona de risco, pela lógica e números, o Palmeiras é o que tem mais chances de sobreviver; e a dupla BaVi cairia no precipício da segundona de mãos dadas.

O time paulista tem mais chances de se salvar no domingo porque só depende dele. Se vencer, fica na elite. Tem um ponto a mais que Vitória e dois a mais que o Bahia. E joga em casa, seu novo estádio, com o apoio da torcida, contra o Atlético (PR) que está pouco interessado no resultado, já cumpriu seu papel na competição, não corre risco tampouco almeja nada.  Valdívia, o chileno, seu maior craque vai jogar e o time paranaense deve ir pra campo com uma equipe mesclada com garotos em observação. 

O Vitória atua no Barradão, sua toca, no embalo e cobrança da galera, contra o jovem e rápido time do Santos, de quem não perde em casa há tempo. Não será fácil, mas o rubronegro tem  a obrigação e boas chances de vencer. Ganhar é importantíssimo, porque garante a classificação caso o Palmeiras tropece; também porque a equipe vem de fracassos em campo e precisa fechar o aziago ano/temporada de um modo decente perante seu torcedor.

O Bahia, cheio de energia positiva depois do triunfo contra o Grêmio ( 1 x 0) domingo passado, encara o Coritiba, lá no Paraná, na festa de despedida do craque Alex, meia que tem um histórico de carrasco contra o Bahia. O ‘Coxa’ não corre mais risco, porém está motivado: quer encher o estádio no dia festivo  e dar espetáculo. Não sei quanto tempo tem que o tricolor baiano ganhou uma lá dentro.  O torcedor do tricolor baiano torce, ora e faz bozó pra que Palmeiras e Vitória  percam e ...  o Bahia consiga ganhar do Coritiba. Acreditas ?

*

O assunto da semana foi a possibilidade de o Palmeiras ser favorecido para não cair. CBF, Globo, arbitragens encomendada e talvez o ‘amolecimento’ do Atlético (PR) no confronto com o ‘Verdão’ por causa de ‘demandas’ e questões judiciais entre os clubes Atlético(PR) e Vitória: encrencas em transações de jogadores e bate-boca entre diretores.  Daí, acham alguns, o time paranaense quer mesmo que os baianos se lenhem e não vai fazer força em campo. Será ? 

Só no domingo veremos se esse tititi da semana tem algum sentido. 

**

Saiu a Seleção do Brasileirão 2014, escolha de jornalistas, capitães, treinadores e integrantes das comissões técnicas das equipes da competição, mais os votos dos 23 jogadores da seleção de Dunga que disputou os dois últimos amistosos. Eis, com meus pitacos em parêntesis:

Goleiro:  Jefferson, do Botafogo ( por que não Grohe, do Grêmio ou Victor do AtléticoMG?)

Lateral direito: Marcos Rocha, do AtléticoMG (pau a pau com Mayke, do Cruzeiro)

Zaga : Dedé, do Cruzeiro e Gil, do Corínthians. (uma chance pro Leonardo Silva, do AtléticoMG) 

Lateral esquerdo: Egídio, do Cruzeiro. (Zé Roberto, do Grêmio, é muito melhor)

Apoiadores: Lucas Silva, do Cruzeiro e Souza, do São Paulo. (Arouca, do Santos, joga muito)

Meias : Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, do Cruzeiro. (acho Ganso melhor que os dois, sobra)

Atacantes: - Diego Tardelli, do AtléticoMG e Guerrero, do Corínthians (Luis Fabiano ?)



Revelação: Érick, do Goiás. (lembro também do Dudu, do Grêmio)
Treinador: Marcelo Oliveira, do Cruzeiro (poderia ser Levir CUlpi, do rival, o Galo mineiro)

*

Da dupla Ba Vi...  ninguém, nada. 

+++

O sub-20 do Vitória perdeu os dois jogos finais da Copa do Brasil por 2 x 1, para o Internacional de Porto Alegre e não conseguiu o Bi esperado, no Barradão.  

Aliás, foi um ano terrível para o rubeonegro: perdeu tudo o que disputou este ano, inclusive o Campeonato Baiano em todas as divisões, dos nanicos aos profissionais; e para o rival Bahia.

**

A notícia boa da semana é a recuperação gradual da saúde do Édson Arantes, o Pelé. Vida longa ao Rei! 

**