Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

SAIDEIRA DE TONTEAR! Ficou tudo pra última rodada

Vitória leva chocolate do Flamengo
01/12/2014 às 10:13
Só mesmo na derradeira rodada, fim de semana,  será definida a sorte da dupla Ba Vi neste Brasileirão 2014. Ficam na primeira divisão em 2015 ou caem para o abismo da segundona ?

Botafogo ( que levou 2 x 0 do Santos) e Criciúma já estão matematicamente rebaixados para a Série B.  Bahia e Vitória continuam na zona de rebaixamento com 37 e 38 pontos ganhos, respectivamente, mas ainda com alguma chance de escape. Logo acima, na porta da zona, está o Palmeiras, com 39 pontos. Desses três, dois caem e apenas um se salva na rodada derradeira:  

O Bahia enfrenta o Coritiba, lá em Curitiba, com o time paranaense já classificado, despreocupado. O Vitória recebe, no Barradão, o Santos, que também nada tem a perder ou ganhar. E o Palmeiras, ah, joga em casa, desesperado, contra o Atlético Paranaense. Há conspirações à vista para salvar o Verdão Paulista da queda, até pelo novo estádio que acabou de reinaugurar. 

Esperamos que Bahia e Vitória cumpram seus deveres e que a arbitragem não favoreça o Palmeiras, empurrando a dupla Ba Vi para o inferno.  O certo é que um dos dois dos baianos cai. Ou ambos caem.  Será um fim de semana, uma rodada e arrepiar. Haja nervos. 

*

Isso tudo porque, neste final de semana o Vitória foi a Manaus (sábado à noite) e levou um ‘sapeca Iaiá’ do Flamengo, jogando pedra em santo, decepcionante.  No domingo, na Fonte Nova, o Bahia surpreendeu e venceu o Grêmio 1 x 0, mais na luta, na vontade do que na técnica, e está respirando ainda.  Sem previsões. Quem controlar melhor os nervos vai se dar bem. 

*           

... e o Bahia ganhou, hein !  

O tricolor baiano entrou em campo de beca nova, um padrão vistoso, da Penalty . E uma escalação com novidades. Charles, precisando vencer a qualquer custo, entrou com Ronieri e Galhardo pelo lado direito, Bruno Paulista pela esquerda com Para, o garoto Rômulo pelo meio e Barbio em alta pelos lados. O Grêmio inteiro e motivado com a derrota do Corinthians (5 x2 ) para o Flu, com chance de se credenciar ainda para a Libertadores.  Muito espaço vazio nas arquibancadas.

O Bahia, com muita vontade, disputando a bola no campo inteiro, muito bem posicionado, foi pra cima e  dominou o primeiro tempo, criando várias chances de gol. O goleiro Grohe foi o grande destaque do  Grêmio praticando quatro defesas difíceis e Lomba não foi molestado.O Bahia finalizou 11 vezes, o Grêmio uma, apenas.  

Aos 5’, Barbio levou Zé Roberto na velocidade pela direita e bateu no gol, Grohe espalmou. Bahia rondando, marcando na frente, tomando a iniciativa.  Aos 19’, Bárbio, livre, de frente bateu forte e Grohe salvou , duas vezes. Aos 21’,  numa boa trama, Rômulo bateu forte, frontal, Grohe salvou e no rebote Henrique de cara perdeu, chutou pra fora.  Aos 24, Barbio deixou Henrique cara a cara, mas Grohe salvou!  E o Bahia a perder gols!  Aos 27’, Ramiro deu um foguete de fora, por cima do gol de Lomba. Aos 30’, o tricolor baiano armou um ótimo contragolpe, Henrique destampou de frente mas  Jeromel o derrubou por trás, na entrada da área e foi expulso.  Galhardo bateu muito bem a falta, colocado e fez: 1 x 0. Aos 42’, mas uma chance com Barbio, que arrancou pela esquerda e bateu nas mãos de Grohe.  Bahia superior.



No intervalo, saiu Ronieri, entrou Rafael Miranda. Felipão mandou o time para frente, arriscando tudo, mesmo com um a menos em campo.  Jogo mais equilibrado, muita marcação no meio campo, o Bahia tentando trabalhar mais a bola, valorizando a posse.  Aos 11’, Barcos tabelou com Ze Roberto e chutou rasteiro para defesa de Lomba. O Grêmio aos poucos foi chegando, o Bahia recuou em demasia, errando na saída de bola e sem a mesma pegada, sem aquela velocidade. Pressão gremista, mais inteiro fisicamente. A torcida calou-se , apreensiva. Aos 21, Barcos ganhou no vacilo de Lucas e cruzou para Ze Roberto bater de prima, raspando o poste.  Grêmio melhor em campo, pressiona. O time baiano não consegue trocar passes, segurar a bola. Aos 30’, Jeam substitui u Bárbio, exausto. Aos 41, Lomba espalma chutaço de fora da praça de  Éverton.  Aos 45, Barcos teve a chance, mas Lomba fez ótima defesa. Que sufoco!  Será que ainda dá ? A torcida, que não compareceu como devia, ainda crê. Saiu feliz, sobretudo com o primeiro tempo da equipe.



*

Lomba, em fim, fez um bom jogo, sem falhas. A defesa resistiu bem, não faltou garra. Bárbio arrebentou no primeiro tempo.  Henrique muito esforçado e o garoto Rômulo mostrou qualidades.

No Grêmio, grande atuação do goleiro Grohe.  Os melhores, Luan, Dudu e Barcos  não brilharam. Zé Roberto, aos 40 anos, continua craque de bola. 



*

... de quatro

Em Manaus, no duelo de robronegros realizado na noite de sábado, o Vitória jogou mal mais uma vez e caiu de quatro para o Flamengo (4 x 0), perdendo a chance de sair da zona e ultrapassar o Palmeiras, concorrente direto que perdeu para o Internacional em Porto Alegre por  2 x 1. 

O time baiano até que começou bem, com Dinei perdendo um gol logo nos primeiros minutos, entrando de cara e perdendo na dividida para o bom goleiro Paulo Victor. Mas, logo adiante deu azar de perder, por lesão, o lateral Nino Paraíba que vinha sendo o destaque do time nos últimos jogos, sempre explorando a velocidade nos contragolpes pela direita. Só a partir dos 20’ o time carioca acordou para o jogo, assustando o goleiro Gatito Fernandes. O primeiro gol saiu aos 27’, após Gatito defender um chute forte e frontal de Élton; a bola, na sobra, foi bem testada por Éverton e e a dupla Kadu/Gatito não conseguiu evitar que ela entrasse no canto oposto: 1 x 0. O gol atordoou a moçada, o Vitória levou um sufoco, escapou de levar mais gol e só foi reagir e equilibrar já no final do primeiro tempo.

Na segunda etapa ficou clara a estratégia montada pelo treinador Vanderlei Luxemburgo de se fechar, marcando forte no meio campo, na espera de um erro ou roubada de bola para matar o jogo nos contragolpes. O Vitória foi pra cima, não lhe restava outra saída, mas de forma desordenada, pois não conseguia penetrar, finalizar. Aos  23’ aconteceu o polêmico lance que desestruturou emocionalmente a equipe: Dinei invadiu a área perseguido por dois zagueiros e, na hora do arremate, caiu alegando ter sido calçado e puxado pelo ombro. O árbitro Elmo Rezende (Go) nada marcou e foi cercado e peitado pelos atletas baianos que queriam a marcação do pênalti. Daí em diante foi só nervosismo, precipitação, erros de passe e o Flamengo tomou conta do jogo. 

Aos 23’, num cruzamento a meia altura da esquerda, Élton antecipou-se à zaga desatenta e testou no canto: 2 x 0.  Aos 29’, o meia Escudero, que já tinha recebido cartão amarelo por  reclamações, deu uma entrada violenta num adversário e foi expulso. Aí, virou uma festa carioca: Aos 35, com a defesa baiana escancarada, num contra-ataque rápido Éverton finalizou: 3 x 0.  Aos 40, numa bela jogada individual, driblando e limpando a zaga, o garoto Nixon ampliou, o Vitória entregue. Teve até olé e defesa milagrosa de Gatito evitando goleada maior. 

*

O fato é que o Vitória nem parece aquela equipe que esteve por um bom tempo entre os 10 primeiros colocados na competição. Caiu muito de produção. Defende-se  muito mal, marca frouxo no meio campo, erra na saída de jogo e não consegue criar situações de gol no ataque. Parece aquela comida que desandou e azedou. Mal coletiva e individualmente.

O Flamengo, mesmo com desfalques, mostrou-se bem arrumado em campo, táticamente esperto. Tem um bom goleiro, defesa dura, exerce uma marcação curta no meio campo e contragolpeia com muita movimentação e velocidade na frente (Nixon, Éverton e Élton infernizaram a defesa baiana).

*

Pênaltis e arbitragens

Pode até proceder a reclamação dos atletas do Vitória pela não marcação do pênalti em Dinei, mas nada justifica o descontrole em campo. O time perdeu o jogo porque não jogou, foi muito inferior ao Flamengo. 

No mais, os erros de arbitragens contra os times baianos e favorecendo os sulistas que estão na briga para não cair têm sido comuns.  Há interesses e orientações de cima para que não caiam Coritiba, Palmeiras e Botafogo...  é o que parece.

No jogo contra o Atlético (PR) na Fonte Nova, o árbitro André Luis Castro, também de Goiás(será coincidência ?) , fez que não viu três pênaltis claros em favor do Bahia. A TV mostrou.  A diferença é que o pessoal do Vitória brada, já o pessoal do Bahia nem sequer reclama, já aceita numa boa, acostumou...  Na hora do ‘vamo vê’ as arbitragens massacram os nordestinos. Previsível, costumeiro. Na saída do gramado, o rodado lateral Richarlysson, injuriado, disse que vai mesmo encerrar a carreira,  abandonar o futebol  após o último jogo da competição, contra o Santos, no Barradão, próximo fim de semana. Disse ele que não tem mais por que aguentar esse tipo de situação (arbitragens safadas) como profissional.  Veremos.  Quando ele vestia a camisa do  São Paulo e do Atlético (MG) quantas vezes foi favorecido por esse tipo de arbitragem encomendada? 

**

A nova Elite

Os vencedores classificados da Série B que  estarão disputando a Primeirona em 2015: O Joinville, a Ponte Preta, o Vasco e o Avaí.  

O Estado de Santa Catarina terá quatro times na Série A, a elite : Figueirense, Chapecoense, Avai e Joinville.  Um time de Florianópolis, a capital e três do interior.  Mostra a força financeira  e a tradição de organização e planejamento da região.

Enquanto isso, na Bahia, um estado muito maior ... na requenguela.  Té quando ?