Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

SENSUS: Rui e Lidice não conseguem agregar votos de Dilma e Marina

VEJA NOSSO COMENTÁRIO
05/09/2014 às 13:03
 1. A pesquisa SENSUS encomendada pelo pool de empresas jornalísticas A Tarde/TV Aratu/Rádio Metrópole divulgada nesta noite de quinta-feira, 4, revela que, por enquanto, o candidato do DEM, Paulo Souto (43.4%), se as eleições fossem hoje ganharia a eleição no primeiro turno.

   2. Mostra também que, duas semanas de horário eleitoral na televisão e no rádio e mais as caminhadas da Caravana 13 pelo interior da Bahia, até agora têm dado resultados tímidos com o candidato petista na casa dos 15.6%. Era de se esperar um pouco mais de Rui.

   3. A SENSUS aponta, ainda, que a candidatura da senadora Lidice da Mata, com 9.6% das intenções de votos, pelo menos até agora, não está conseguindo agregar os fluidos e os votos que estão sendo dados a Marina Silva, isso considerando-se que, de acordo com o IBOPE, Dilma lidera com 48% de votos na região NE e Marina Silva tem 32%.

   4. Por outro lado, a queda de Aécio, candidato do PSDB, o qual registra a marca de 7% no NE, não está influenciado na trajetória de Paulo Souto, o qual se apresenta com fôlego próprio.  Souto vem fazendo uma campanha muito movimentada em termos de adesões politicas e discreta do ponto-de-vista de agradar ou conquistar o eleitorado com promessas apenas daquilo que considera possível ser feito.

   5. O que há, salvo engano, porque ainda faltam 30 dias para o pleito, parece ser uma vontade de mudar a forma de governar a Bahia, estado que vem sendo gerido pelo PT há 8 anos.  Todo governo prolongado se desgasta e, ademais, surgiu no decorrer dessa campanha o fenômeno Marina que tirou a hegemonia de uma vitória à re-eleição da presidente Dilma. 

   6. Se até bem pouco tempo era líquida e certa a re-eleição de Dilma, agora, não é mais. Dilma, óbvio, ainda tem chances de vitória, mas, deixou de ser a franca favorita. Aos olhos do eleitor baiano para conferir seu voto a governador isso representa uma alento para Souto, porque a eleição (até agora) não está casada presidente/governador.