Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

UFA! passamos no sufoco e pegamos a Alemanha

ime perdeu fôlego no segundo tempo
05/07/2014 às 11:17
Ufa! 
Estamos nas semifinais da Copa 2014 e enfrentamos a Alemanha no dia 8, às 17hs, no Mineirão. 
Mas que sufoco, com que sofrimento conseguimos a classificação no Castelão de Fortaleza, numa partida renhida contra a Colômbia ( 2 x 1), graças a dois gols de zagueiros, em jogadas de ‘bola parada’: O primeiro aos 6 minutos de jogo, o capitão Tiago Silva escorando de coxa um escanteio bem executado por Neymar da esquerda; o outro, aos 23 minutos da segunda etapa, quando a Colômbia jogava melhor , numa falta de longe batida com perfeição por David Luiz, o melhor jogador em campo, a bola descaindo no ângulo feito ‘folha sêca’, sem chances para o goleiro. 
Foi um jogo pegado,muito marcado no meio campo, leal e corrido em dois tempos distintos. O Brasil foi bem melhor na primeira etapa e teve chances de ampliar o placar, com o impetuoso Hulk perdendo gols por sobra de força física e carência de técnica, de um pouco mais de habilidade e chamego com a bola. 
Já na segunda etapa a Colômbia foi superior. Tomou conta do meio campo, ganhou as divididas, quase todos os rebotes, as sobras, sobrou fisicamente e por muito pouco não empatou o jogo. Fez 2 x 1 de pênalti, aos 33 minutos, executado pelo astro James Rodrigues, garoto que mostrou talento mas foi muito bem marcado por Fernandinho. Os colombianos pressionaram até o final, mas a defesa brasileira, até heroicamente nalguns instantes, suportou bem. 
*
Resenhando: 
Grande jornada dos zagueiros David Luiz e Tiago Silva, que tomou cartão amarelo e está fora do jogo contra a Alemanha. Maicon substituiu bem o Dani Alves, deu mais consistência ao lado direito da equipe, mas quase compromete do meio para o fim da segunda etapa, no bagaço físico. O lance da penalidade contra o Brasil teve origem num erro bobo dele, já sem pernas. Muito boas as atuações dos apoiadores Paulinho e Fernandinho, bem como a raça de Marcelo. 
*
Neymar fez, com certeza, o seu pior jogo nessa copa. Bem marcado, errou quase tudo o que tentou, sem brilho. Saiu de campo, por volta dos 40 minutos da segunda etapa, de maca, chorando muito, após uma entrada violenta do adversário com o joelho em suas costas. Pode ficar de fora também do jogo contra a Alemanha, e será um sério desfalque para uma equipe que já é fraca, limitada técnica e individualmente.
*
É irritante a lezeira mental da dupla Felipão/Parreira, no banco. Parece que não vêem o jogo. O time entregando o meio campo, alguns jogadores aos pedaços em campo e ... a primeira substituição foi acontecer já faltando uns 10 minutos para o final. E substituições erradas, sem critérios e objetivos claros. A equipe brasileira parece um amontoado em campo jogando ‘baba’, sem esquema de jogo, sem jogadas ensaiadas e sem preparo atlético para suportar com a mesma intensidade os 90 minutos. Francamente. Não treinamos ? 
*
Na equipe da Colômbia, grande atuação do veterano zagueiro Yepes, de 38 anos, que ganhou todas de Neymar; Guarin, Quintero, Armero e os astros Cuadrado e James Rodrigues também se destacaram. Um time bem treinado, que mostrou um belo futebol nessa Copa. Parabéns ao treinador J. Pekerman, argentino, pelo trabalho realizado. 
*
Muito bonita a cena em campo, após o jogo, dos jogadores brasileiros (David Luiz, Dani Alves, até o Felipão...) consolando o menino camisa 10 James Rodrigues, aos prantos pela derrota, pela desclassificação. 
*
Confusa, trapalhona e sem critérios claros a arbitragem espanhola do jogo.o ‘soprador de apito’ Carlos Velasco Carballos inverteu faltas, truncou muito o andamento da partida, dura mas limpa. Ainda bem que não interferiu diretamente no placar. 
*
Confirmado pela Fifa: a estrela pop Shakira, o guitarrista Carlos Santana, a cantora Ivete Sangalo e o compositor Carlinhos Brown vão se apresentar na festa de encerramento do Mundial, dia 13, no Maracanã. A Fifa quer apagar o fiasco que foi a abertura do evento, em São Paulo. Mas ... será que teremos a equipe brasileira presente recebendo o troféu ?
*
Não vai ser fácil passar pela Alemanha. Não só pelo futebol jogado, mas sobretudo pela superioridade física que os germânicos têm mostrado em campo. Jogam forte, equilibrados, taticamente disciplinados e com a mesma intensidade... 0s 90 minutos e mais a prorrogação, se houver. Sem cãibras sequer.
**
Mais dois jogaços, neste sábado: 
Argentina x Bélgica, 13 horas, em Brasília. E na Fonte dos gols, em Salvador, 17 horas, Holanda x Costa Rica. Os vencedores se enfrentam na outra semifinal, dia 9, em Sâo Paulo.
Tá chegando a hora dos campeões !