Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BRASIL passa aperto é salvo p/ trave e pega Colômbia, ZÉDEJESUSBARRÊT

Seleção brasileira deu uma tremenda sorte
29/06/2014 às 08:45
A Colômbia derrubou o Uruguai ( 2 x 0 ) e será o próximo adversário do Brasil, já pelas quartas de final da Copa, jogo programado para o dia 4, próxima sexta-feira, 17 horas, em Fortaleza. 

Melhor. Teremos um bom jogo de futebol. A Colômbia tem uma boa equipe, que gosta de tocar bola e deixa o adversário também jogar, ao contrário do Uruguai que pratica o anti-jogo, dá muitas faltas. Sem as dentadas de Suarez, inofensivos, voltam pra casa. 
*
Resenhando:

O Chile deu muito trabalho ao Brasil, nesse sábado, e fomos salvos pela trave, duas vezes. Já no final da prorrogação, o atacante chileno Pinilla, que havia entrado e nada fez, arriscou de fora e acertou um chutaço no travessão de Julio Cesar que nem viu a bola. Ali aconteceria o ‘mineirazzo’. Depois, já na execução das penalidades, a última batida pelos chilenos acertou a trave , não entrou, e classificou o Brasil, com direito a lágrimas em campo e fora dele. Emoções fortes. 
*
O jogo no Mineirão

A partida começou nervosa, com marcação cerrada no campo inteiro, lá e cá, e os defensores chilenos na caça ao Neymar, travando-o, derrubando-o a cada tentativa de arrancada. O time de Felipão tinha a iniciativa e os chilenos de Sampaoli defendiam-se, na moita, à espera de um erro nosso. Foi assim quase o jogo inteiro. 
O gol verde-amarelo saiu após uma cobrança larga de escanteio por Neymar, Tiago Silva ganhou pelo alto e, na descaída da bola, David Luis disputou com o zagueiro O’hara e a pelota ganhou as redes: 1 x 0. 

O empate veio aos 31 minutos, em erros bizarros, após Marcelo executar um lateral: Hulk dominou mal a bola entregando-a ao adversário nas proximidades da nossa área, Alexis Sanches foi acionado, livre de marcação e chutou de biquinho acertando o canto – 1 x 1. Todo o sistema defensivo estava desarrumado, desatento e o goleirão Julio Cesar ainda pulou atrasado.

Mas os atletas em campo assimilaram bem o golpe, o Brasil foi para o ataque, pressionou, criou chances com Neymar,de cabeça, com Fred, um bom chute de fora de Daniel... fizemos 11 finalizações na primeira etapa, contra apenas duas dos chilenos. 
Porém a equipe da beira do Pacífico voltou muito melhor arrumada em campo na segunda etapa e passamos mal momentos a partir de então. Fernandinho tentou aos 3 ‘, Hulk fez um gol aos 9 minutos anulado pela arbitragem (ele teria controlado a bola no braço) , Júlio Cesar praticou ótima defesa aos 18. Aos poucos, conscientemente, os chilenos foram se recolhendo na defesa, marcando, arriscando só na boa, esperando o tempo passar. O Brasil, bem acossado, não conseguia jogar, trocar passes no meio campo, atuava na base dos chutões, fazendo ligação direta defesa-ataque. Chegou perto do gol com Neymar e Hulk mas o goleiro Bravo mostrou serviço.

Sem gols, fomos para a prorrogação. O Brasil melhor, tentando o gol e o Chile gastando tempo, apostando nas penalidades. No finalzinho, Pinilla acertou o travessão de Júlio Cesar e Ramires respondeu com um chute de fora que passou perto. Sò. 
David Luiz, Marcelo e Neymar acertaram os chutes da marca penal (Hulk e William erraram). Julio Cesar pegou duas cobranças dos chilenos, uma delas numa defesa espetacular no canto direito, e uma terceira, a última, chocou-se na trave. 

Classificamos! Mesmo sem ainda termos jogado um futebol convincente. Alguns jogadores vêm rendendo abaixo do que se espera deles: Oscar, Fred e o nosso Hulk, que briga muito em campo, até com a bola. 

Faltam três jogos até a conquista do título. Devemos pensar um de cada vez. O próximo e mais importante de todos é esse, da sexta, contra a Colômbia, os dois de camisas amarelas. 
**
Colombianos à vista ! 

Os colombianos vêm mostrando bom futebol nessa copa. Venceram com superioridade e sobras o briguento time do Uruguai, no Maracanã. Enquanto os latinos do norte pacífico buscavam jogar bola, os vizinhos do sul, platinos, ‘mordiam’, travavam o jogo, enervavam, catimbavam. 

Daí, aos 27 minutos, o meia camisa 10 James Rodrigues, o astro da equipe, recebeu uma bola pelo alto, na intermediária, matou no peito com elegância, girou o corpo e bateu forte de canhota, na arriada, vencendo o goleirão uruguaio Muslera, um golaaaço ! Ainda na primeira etapa, após uma jogada ensaiado pelo alto, o mesmo James Rodrigues completou na pequena área, fazendo 2 x 0 e seu 5º gol na competição; é o artilheiro, 5 gols em 4 jogos. Um dos craques da copa, vinte e poucos anos, atua no Monaco, da França. Olho nele. 
Na segunda etapa os colombianos administraram o jogo, suportaram alguma pressão, mas os jogadores da ‘celeste olímpica’ não foram bastante competentes para ameaçar, para buscar um empate ou virar o resultado. 

**
Programe-se 

Neste domingo define-se mais um confronto das quartas de final, com dois jogos decisivos:
Em Fortaleza, às 13 horas, a possante Holanda de Robben e Van Persie encara o ranheta e ardiloso México. O vencedor desse duelo vai enfrentar o ganhador do jogo Costa Rica x Grécia, que acontece em Recife, às 17 hs. 
*
A informação, confirmada pelo secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, é que a presidente Dilma Roussef finalmente decidiu que vai entregar o troféu da Copa do Mundo ao vencedor, no dia 13 de julho, no Maracanã, ao lado do ‘capo’ Blatter. 
O troféu será levado ao estádio pela modelo Gisele Bundchen e pelo ex-jogador e capitão espanhol Puyol, campeão em 2010. Ela temia as vaias, mas está apostando numa vitória do Brasil e isso pode lhe render votos em outubro. 
Mas, se não for o Brasil campeão ... será que ela vai topar a parada ?