Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NA MESA DA COPA: Neymar arrebenta e Brasil desencanta

Gol de Fred foi de impedimento e Galvão fica tentando explicar o inexplicável
24/06/2014 às 10:18
*
Brasil x Chile (sábado, 28, às 13 hs, no Mineirão) e Holanda x México (domingo, 29, às 13 hs, em Fortaleza) são os primeiros duelos eliminatórios, mata-mata, definidos para as oitavas de final da Copa do Mundo /2014, tão quente quanto as fogueiras de São João/São Pedro por todo o Nordeste, país inteiro alumiando. 
Fiquem ligados ! Dia 24, essa terça, em Natal, às 13hs, tem um clássico internacional de arrepiar, confronto de campeões mundiais: Uruguai x Itália. Sò um deles continua na competição, quem perder cai fora; uma partida de gigantes, com Pirlo, Balotelli, Suarez e Cavanni em campo. Imperdível jogo, nessa copa de tantas surpresas e emoções. 
**
Camarões de tira-gosto 
Neymar fez dois gols e arrebentou, no gostoso Brasil 4 x 1 Camarões, nessa segunda, no Mané Garrincha, em Brasília, o 100º jogo da nossa seleção em copas do mundo. O atacante brasileiro, de 22 anos e em sua primeira copa, é o artilheiro da competição, com 4 gols em três jogos. O primeiro logo aos 16 minutos, escorando com esperteza, na frente da pequena área, um cruzamento da esquerda feito pelo apoiador Luis Gustavo. Aos 25’ os camaroneses empataram após uma cabeçada na trave e uma cruzada rasteira da esquerda com a defesa brasileira inteira cochilando ... gol, de Matip( 1 x 1 ). Porém, ainda no primeiro tempo, em mais uma boa jogada individual, Neymar desempatou, livrando-se da marcação e batendo colocado da entrada da área (2 x 1 ). O garoto esteve diabólico, com dribles e chapéus e passes desconcertantes. Desequilibrou. Bonito vê-lo brincar de bola em campo.
Na segunda etapa, com a entrada de Fernandinho em lugar de Paulinho o time de Felipão encaixou melhor e deu pressão. Aos 4 minutos David Luiz cruzou do fundo, pela esquerda, e Fred desencantou, metendo a cabeça : 3 x 1. O quarto, fechando o caixão, saiu aos 39’, após boa trama de todo o ataque (já com William e Ramires em campo, substituindo Neymar e Hulk): Fernandinho penetrou e deu de bico na saída do goleiro ( 4 x 1). 
*
Neymar foi o nome do jogo. A defesa - Daniel, Tiago e sobretudo David Luis - não esteve em seus melhores dias, mal posicionada às vezes e errando jogadas bobas; Hulk destoa, Oscar não conseguiu repetir sua atuação contra a Croácia e Fred melhorou um pouco. 
**
No outro confronto da chave, o México (olhe ele aí !) surpreendeu o bom time da Croácia e enfiou 3 x 1, com gols do veterano Rafa Marques, Guardado e Chicharito, todos na segunda fase do jogo, inteiramente mexicana. O celebrado goleiro Ochoa levou seu primeiro gol na copa, já no final. A equipe do marrento e espalhafatoso treinador Herrera vai com força e moral pra cima da Holanda. Mais um latino-americano na parada. 
**
No começo da tarde da segunda, os espanhóis conseguiram seu primeiro e único triunfo na Copa , 3 x 0 sobre a Austrália, com gols de David Villa, Torres e Motta.Pena que acordaram tarde demais. Os campeões de 2010 voltam pra casa de mãos abanando e um objetivo premente: repensar seu jeito de jogar futebol. Foi a grande decepção em campos brasileiros.
*
No outro jogo, às 13, no Itaquerão, a forte Holanda deu um ‘chega pra lá’ no Chile ( 2 x 0 ). Retrancadinha, sem dar espaços aos contragolpes velozes do time sulamericano, os holandeses mataram o jogo, equilibrado, com bolas altas cruzadas ( o time chileno tem a média de estatura mais baixa da copa) e explorando a velocidade, a habilidade e a malandragem do veterano Robben, um dos destaques da competição ate aqui. Mesmo com desfalques dos dois lados, e ambos já classificados, foi um bom jogo, mantendo o nível técnico da competição.
**
Haja Copa ! 
Viva São João ! Axé Xangô, rei, o senhor do fogo. Fogueiras para ambos. Comemoremos com forró, foguetes e alegria a festa junina, a vitória brasileira; louvemos o maravilhoso futebol do nosso garoto Neymar! Que a seleção pegue quentura e suba às alturas feito balão junino, estrelando o céu. Amém.