Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NA MESA DA COPA: Desencanta Brasil neste João

BRASIL X Camarões neste São João
23/06/2014 às 16:06
Resenhando:

Desencanta Brasil ! Nesta segunda-feira começa a última rodada da fase classificatória da Copa do Mundo. Decide os adversários dos jogos eliminatórios das oitavas de final, fase ‘mata-mata’ que se inicia dia 28. 

Estão matematicamente classificados até agora: Holanda e Chile, pelo grupo B; Colômbia pelo grupo C; Costa Rica pelo grupo D; França pelo grupo E; Argentina pelo grupo F.
*
Pelo grupo A, indefinido, Brasil, México e Croácia disputam as duas vagas. Em Recife, 17h, o México enfrenta a Croácia e o time latino joga por um empate. No outro confronto, no mesmo horário, em Brasília, o Brasil pega Camarões e , se vencer, fica com o primeiro lugar.

 O time africano é tido como o mais fraco do grupo mas convém tomar todos os cuidados, diante das surpresas já vistas nessa Copa e das boas atuações dos times africanos – Gana, Nigéria e Costado Marfim, de jogadores taludos, experimentados e que se empregam de corpo e alma em busca de bons resultados. 

Espera-se que o Brasil, enfim, apresente um futebol mais consistente, sem aqueles buracos no meio campo, com atuações mais convincentes de Fred, de Paulinho, de Oscar, esses principalmente que estão a dever. Que os nossos atletas parem de se preocupar tanto com os cabelos, os microfones, as câmaras, os telões, o eco das arquibancadas e apenas joguem futebol, com aplicação e sem individualismos exacerbados. Já, ou será tarde demais.
*
No dia 23, pleno São João no Nordeste, Itália x Uruguai jogam em Natal, jogaço de vida ou morte, um sobrará. Partida de arrepiar! No dia 25, em Salvador, na Fonte Nova dos gols, jogam Bósnia x Irã, ambos já desclassificados. Será que teremos goleada? Sò se for mesmo milagre dos deuses baianos. 
*
A Argentina jogou ‘nicas’ contra o Irã. Foi salva ‘pelo gongo’, aos 46 minutos, num único lampejo do astro Messi, que aproveitou-se do cochilo na marcação e conseguiu executar a sua jogada mais manjada, quebrando da direita para o meio e arrematando firme de canhota. O suficiente. O jogo foi no Mineirão e Maradona saiu do estádio antes, de cara injuriada com o que via em campo, e perdeu o gol de Messi. Pé frio, olho gordo ? O Irã merecia, no mínimo, o empate. 
*
No sábado africano , a ‘empafiosa’ Alemanha levou um sufoco do guerreiro e insinuante time de Gana, num segundo tempo de arrepiar, no Castelão, Fortaleza. De virada, os africanos fizeram 2 x 1 e tinham o jogo sob controle até a entrada em campo do meia Schweinteiger e do veterano atacante Klose, que fez 2 x 2 e seu 15º gol em Copas do Mundo, igualando-se ao brasileiro Ronaldo ‘fenômeno’. 
*
À noite, a Nigéria venceu a Bósnia por 1 x 0, na Arena Pantanal/Cuiabá, mostrando um futebol dinâmico, bom de ver. Destaco a garra do perigoso centroavante Emenike e a categoria do meiocampista Mikel, o dono do jogo. Não temos, na seleção de Felipão, dois jogadores com essas qualidades nas respectivas posições. 

**
Às falas, dona Fifa

Antes de a bola rolar cobramos muito do governo e a FIFa nos acochou pelos atrasos nas obras dos estádios, pelo prometido e não cumprido, pelas obras abandonadas e inacabadas, pela falta de infraestrutura, pelos aeroportos meia boca, os problemas de imobilidade urbana, de comunicação, de segurança ... etc etc 
Hoje, bola rolando, vemos que ‘nem tanto esotérico assim’, as coisas estão indo muito bem dentro dos gramados, ótimos jogos, e também a contento fora de campo, no que concerne ao governo brasileiro. Porém ... 

A Fifa tem de assumir a responsabilidade e ser cobrada pelos furos e problemas graves registrados até agora, como as invasões de chilenos no Maracanã/Centro de imprensa, no campo do Castelão (jogo Alemanha x Gana), no treino do Chile em BH, os instrumentos musicais e faixas de conteúdo político ‘à migué’ nas arquibancadas, as filas intermináveis para se entrar em alguns estádios, a má orientação dada aos ‘voluntários’ e o absurdo de servi-los com alimentação ruim , estragada, mais a falta de comida em bares e restaurantes, o péssimo serviço oferecido nas lanchonetes em algumas arenas, os hinos nacionais de França e Honduras que não foram executados em Porto Alegre (vergonha!), os celulares que não funcionam em setores dos estádios e o acesso precário às redes/ wi-fi , para torcedores e também para quem trabalha... e por aí afora. Responsabilidade Fifa, cadê o tal padrão, pô ! Vamos cobrar! 
Não há justificativas quando sabemos que tiveram tempo de sobra e estão de cofres cheios como nunca dantes. Mas, só pensam em faturar, explorar. 
** 
BESTAGEM
Por falta de assunto ou de competênc ia para buscá-los, inventaram um brinquedo bobo usando uma tartaruga do Projeto Tamar, em Praia do Forte, em que ela é atraída por três sardinhas penduradas estrategicamente e , de acordo com a escolha da dita bichinha, chega-se a um palpite de quem vencerá o jogo. No Brasil e México a tartaruga ‘bafou’, abocanhou a sardinha que estava sob a bandeira mexicana. Errou por pouco, deu empate. Chegamos a tal abestalhamento que vi gente apostando, gastando dinheiro no palpite da tartaruga, torcendo contra o Brasil. 
*
Máfia internacional

E haja cambista, em todas as capitais onde acontecem os jogos. Multiplicam-se feito pragas, por todo canto, agem também pelas redes sociais. E haja ingressos sobrando, oferecidos a preços até mil vezes acima do valor real. Não há antídoto que funcione contra cambista, até porque deve ter gente de dentro do ‘esquema oficial’ que fatura um gordo ‘pf’ com a bandalheira, claro. Ou como conseguiriam tantos ingressos assim? Tem cambista que só falta apresentar o crachá Fifa ao freguês. 

*
“Somos do tamanho dos nossos sonhos” (Campbell, centroavante da Costa Rica, classificada, fato histórico)