Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA escorrega e preocupa o seu torcedor

O Corinthians perdeu para o lanterna no dia da inauguração do seu estádio, em SP
19/05/2014 às 09:08
No jogo dos treinadores interinos, numa boca de noite chuvosa e com público fraco em Pituaçu (menos de 10 mil pessoas nas arquibancadas, o Palmeiras(SP) se deu bem e venceu o embolado e ‘trupicante’ Vitória ( 1 x 0), com um gol de Marquinhos Gabriel, ex-Bahia, no começo do segundo tempo. 

Com esse resultado, mesmo levando-se em conta que estamos apenas na quinta rodada do Brasileirão, o rubronegro baiano está no 14º lugar, na tabela de classificação, próximo da temível zona de rebaixamento. Isso acende o sinal amarelo-quase vermelho de alerta e força a direção do clube a buscar, imediatamente, um novo treinador para dar nova motivação ao plantel e tentar arrumar a equipe para a campanha/2014 que é dura e desgastante. Pontos perdidos em casa são difíceis de recuperar nessa Primeira Divisão de pontos corridos e briga de cachorro grande.

A sequência de jogos do Vitória vai exigir superação em campo. Senão vejamos:
Enfrenta o Atlético (MG), que venceu o Santos por 2 x 1 na rodada, no meio da semana em Feira de Santana. Depois, faz dois jogos fora de casa, contra o Botafogo e o Goiás, que já está entre os primeiros. Antes de começar a Copa tem ainda o confronto dos ‘Leões’ do Nordeste (Vitória x Sport do Recife), também em Feira. A equipe precisa reencontrar sua forma de jogar, com competitividade, objetividade, ou ... 

Quem será o novo treinador do Vitória? Será que sai o nome ainda esta semana? A torcida já demonstra aflição com o baixo rendimento da equipe em campo. E não me venham com Luxa, pelamôdedeus! 

*
O jogo em Pituaçu 

No geral, foi uma partida disputada com vontade mas sem brilho técnico. O primeiro tempo com muitos passes errados de lado a lado, muitas bolas alçadas na área e pouquíssima emoção. Um ‘babinha’, dizia o torcedor, injuriado. A melhor jogada aconteceu aos 30 minutos, numa trama pelo lado direito do ataque rubronegro, a bola foi cruzada rasante e Marquinhos chegou nela antes da zaga, batendo de primeira, mas a pelota, caprichosa, raspou o poste. Foi só. 

A segunda etapa foi melhor, mais franca, até porque o gol do Verdão saiu logo aos 4 minutos, após um rebote da zaga rubronegra numa cobrança de escanteio que o meia Marquinhos Gabriel apanhou de primeira, de fora da área; a bola resvalou em Nino Paraíba e traiu o goleiro Wilson. Daí, claro, o Vitória foi pra cima tentar o empate, mesmo que de forma confusa, desarrumado, alçando bolas, chutando de fora, e o Palmeiras teve campo aberto e chances de armar bons contragolpes.

Quando o time paulista pareceu exausto (jogou no meio da semana, viajou, o gramado pesado com a chuva), o Vitória criou boas chances de empatar mas errou nas conclusões ou parou na boa atuação do goleiro Fábio. Aos 32’, o Picapau (que substituiu o apagado Alan Pinheiro) tentou de fora e a bola raspou o travessão; aos 40 e 43 o meia Leo Costa (substituiu o inoperante Mauri) deu dois chutaços da entrada da área na direção do gol mas Fábio atirou-se e espalmou as duas. Aos 48’, a zaga palmeirense deu mole, furou, e Caio, de frente, errou feio, não esperava ... Placar justo sim, o Palmeiras aproveitou a chance e soube domar o jogo. O Vitória até brigou, mas de forma desajeitada, sem nenhum padrão de equipe grande. 
*
Destaques: 

Pelo Palmeiras, o goleiro Fábio, o zagueiro Marcelo Oliveira, o experiente meia Wesley e o gringo Mendieta. No Vitória ... lampejos de Marquinhos e a força dos zagueiros Salustiano e Alemão. Foi uma equipe pouco inspirada. 

No duelo dos interinos, o Beto Valentim, do Verdão, ganhou de Carlos Amadeu, que apostou na meninada das divisões de base (Coruja, Salustiano, Mansur, Mauri, Ze Wélisson, Alan Pìnheiro, Picapau ...) e perdeu três pontos em casa, diante da torcida que desaprovou o que viu.

**
Folga forçada

O Bahia ficou de fora dessa 5ª rodada, pois seu jogo contra o Sport de Recife foi suspenso pela CBF, por precaução, em função da greve dos PMs de Pernambuco e a quebradeira incontrolável nas ruas da capital e algumas cidades pernambucanas. O jogo Sport x Bahia acontecerá no dia 4 de junho, na Arena Pernambuco. 

O treinador Marquinhos Santos e o departamento médico do clube até gostaram muito do adiamento para ter tempo de recuperar física e mentalmente a equipe, depois de jogos seguidos - venceu no meio da semana o América (MG) num jogo encardido pela Copa do Brasil e vai enfrentar o Corínthians, depois da Copa, pela competição - e muitas baixas no elenco :

 O goleiro Omar com lesão no joelho, só volta depois da Copa; o lateral direito Diego Macedo foi operado na clavícula, mais um mês de fora; o lateral direito Galhardo fez uma correção cirúrgica no pé e já treina; o lateral esquerdo Guilherme recupera-se de uma lesão muscular na coxa; o meia Hélder está em fase recuperação também; o lateral Ávine em perene readaptação física depois de quase dois anos parado; o meia paraguaio Pittoni também sentiu o músculo da perna e faz tratamento; o Meia Lincoln, com ruptura de ligamento de joelho, só após a Copa; o mesmo para o bom atacante Rhayner, recuperando-se de uma fratura de vértebra. 
É pouco? A temporada exige elenco, não adianta ter um time bom, somente. Sem elenco de qualidade, sem bons reservas não se chega em boas condições na reta final, e acontecerá, sempre, um distanciamento enorme das primeiras colocações. 
*
Por falar nisso, cadê o centroavante prometido, aquele guerreiro, o homem de área, forte, veloz, com faro de gol ? O Bahia carece de um homem de área que incomode o adversário. E o camisa 10? Vem mesmo Romagnoli, argentino e ídolo do San Lorenzo? Por enquanto só temos Talisca. É pouco, muito pouco, a despeito do talento incontestável do garoto. 
*
Pedreiras

O Bahia enfrenta umas pedreiras – jogos e viagens cansativas - a partir desta semana: na quarta-feira,sem o apoiador Uélliton, que foi expulso, mais uma vez, no clássico contra o Vitória e está suspenso, o tricolor encara o Flamengo, no Moacyrzão, em Macaé (RJ). O ‘Mengão’ do treinador Ney Santos (ex-Vitória) levou 2 x 0 e um ‘chocolate’ nesse domingo, no Maracanã, aplicados pelo São Paulo de Pato e Ganso, que fez os dois. Lá mesmo do Rio a equipe viaja pra São Paulo, onde enfrenta, no sábado, o Fluminense, na Arena Barueri, já que a Fonte Nova está sob controle da FIFA para a Copa do Mundo. No dia 29 pega o Santos.

*

É preciso muita motivação, saúde e condicionamento físico para agüentar o rojão. Depois do jogo contra o Sport, dia 4 de junho, o adiado, tem a parada geral de um mês, que vale para todos os clubes que disputam o Brasileirão, em função do Mundial que acontece entre os dias 12 de junho a 13 de julho. Tempo para recuperar o plantel, descansar, recondicionar, contratar reforços, reagrupar a equipe porque no segundo semestre os jogos serão seguidos, no meio e nos fins de semana... e o bicho vai pegar. 

**
Mijaram na festa 

Uau ! Debaixo da maior chuvarada, 40 mil corintianos foram ao primeiro jogo oficial do novo estádio do clube, o Itaquerão, a Arena do Corínthians, em festa, na tarde desse domingo. Adivinha? O Figueirense meteu 1 x 0 no ‘Coringão’, o tal ‘Timão’, e melou tudo, jogou água no chope, ‘batizou’ a arena corintiana. Boa mijada! E ainda tem gente que gosta de apostar em jogo de futebol ... 
* *
Bolão na Europa 

Os principais campeonatos de países europeus já foram definidos: A Juventus ganhou mais um título italiano, o PSG de Ibrahimovic venceu o campeonato francês, o Bayern Munique papou o alemão, o Manchester City levou o título da Inglaterra e o Atlético de Madrid, depois de 12 anos, sagrou-se Campeão Espanhol, derrubando os poderosos e ricos Barcelona e Real Madrid. O Atlético, vermelho-azul e branco, é o time da massa, do povão na capital espanhola. 

*
No dia 24, sábado, em Lisboa, acontece o grande clássico madrilenho Real x Atlético de Madrid, decidindo o titulo de Campeão da Copa dos Campeões da Europa, continente onde se joga hoje o melhor futebol do mundo. 
Em campo, pelo Real, o zagueiro Pepe, o lateral Marcelo (brasileiros), mais o meia Modric (croata), o atacante Balle e o gajo Cristiano Ronaldo, eleito o melhor do mundo e jogando em casa, Lisboa. Do outro lado, o zagueiro Miranda, o lateral Luis Felipe, o atacante Diego Costa, o meia Diego (ex-Santos), todos brasileiros, além do excelente treinador Simeone, argentino. Jogão de bola, imperdível. Vença quem vencer, Madrid em festa !


O zagueiro Puyol, o cabeludo capitão do Barcelona e da seleção espanhola, catalão, 36 anos, 16 anos de Barcelona, 21 títulos, campeão do mundo e da Europa pelo clube e pela seleção, despediu-se dos campos de futebol. O corpo não suportava mais os repuxos do jogo, das competições. Um mito, um símbolo, ídolo, exemplo, dentro e fora dos gramados. 
*
Com a queda do Cruzeiro diante do San Lorenzo da Argentina, o time tricolor pra quem torce o Papa Francisco e onde jogou o ‘mito’ Sanfellipo, o Brasil não tem mais um só representante na disputa das semifinais da Copa Libertadores de América/2014. Como se vê, não estamos com essa bola redonda toda. 

Temos que admitir, aceitar e abrir os olhos pois a Copa está nas bocas e vai ser preciso jogar muito, com muita seriedade para que possamos chegar na final. A pressão vai ser enorme.