Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

Vai ter carnaval em plena quaresma, BAVI na final

Título a ser disputado é muito importante para a nova diretoria do Bahia
30/03/2014 às 19:41
Ba x Vi na final do Baianão 2014. Sem surpresas. 

O Vitória, na tarde desse domingo, em Pituaçu, goleou sem piedade o xará de Conquista por 6 x 0, sem encontrar resistência. O Bahia, no sábado, na Fonte Nova, teve de suar bastante para vencer o Serrano ( 1 x 0). 

Pouca gente nos dois jogos. Os torcedores estão certamente guardando a grana para os dois jogos finais: o primeiro , domingo, na Fonte Nova e o segundo em Pituaçu, casa cheia, lá e cá, com certeza. O rubronegro, com tem acontecido em anos anteriores, pela melhor campanha em toda a competição, leva para a decisão a vantagem de jogar por dois resultados iguais (dois empates, por exemplo). 
*
Nada melhor e mais justo que Ba Vi decidindo o título. Afinal, são os times de maior torcida no estado, dois clubes ganhadores, de tradição, possuidores de uma infraestrutura profissional bem acima dos demais concorrentes, com plantel bem mais caro, de jogadores com mais nome e rodagem em suas equipes. Chegam, ambos, com sobras na disputa final.
*
No meio da semana o Bahia sofreu em Teixeira de Freitas para arrancar um empate ( 1 x 1 ) contra o bem treinado Serrano, num joguinho duro de se ver em função do gramado em péssimo estado, agravado pela chuva, numa partida encardida, enlameada, mal urdida e uma arbitragem fraca.

Em Conquista, também no meio da semana, o rubronegro da capital chegou e levar um sufoco no primeiro tempo, quando perdeu por 1 x 0 e não viu a bola; mas virou bem na segunda etapa, com o time da casa, o ‘bode’, morrendo fisicamente em campo e sendo engolido pelo ‘leão’: 2 x 1, de virada, com direito a um golaço do Picapau, costurando a defesa adversária.
*
Comemorações

No sábado, dia do aniversário de Salvador, o clube e a torcida comemorando 54 anos da conquista da 1ª Taça Brasil (o Bahia sagrou-se o 1º Campeão Brasileiro de futebol ), o tricolor teve problemas para ganhar o segundo confronto com o Serrano e se classificar – 1 x 0, gol de Fahel, após boa trama pelo lado esquerdo entre Lincoln, Pittoni e Rafinha, aos 38 minutos de jogo.

O torcedor tricolor saiu do estádio cabreiro, pelo que viu. Uma equipe desarrumada, com jogadores atuando fora de suas posições e características (Pittoni pelo lado esquerdo, os meias Talisca e Lincoln como falsos avantes enfiados entre os zagueiros adversários, ambos sem cacoetes nem velocidade para desempenhar as funções de centroavante e, pasmem, o garoto Jeam, um goleador, atuando praticamente de ala, marcando o veteraníssimo lateral Jadilson. Incompreensível. 

Vimos todos uma equipe postada muito atrás, marcando frouxo, saindo com passes errados da defesa ao ataque, com pouca criatividade. Mesmo com a classificação os torcedores se olhavam, perplexos, perguntando: Será que esse time é capaz de ser campeão ?

**
Uma balaiada 
Já a torcida rubronegra saiu de Pituaçu em estado de graça, rindo à toa e jurando o rival, após a balaiada sobre o Vitória da Conquista entregue, um ‘bode’ atordoado diante do ‘leão’ faminto, na tarde do domingo. Foi um belo coletivo, com uma equipe só em campo, dando espetáculo. O que aconteceu com o ‘valente’ time do sudoeste? Irreconhecível em campo.
 
O primeiro gol saiu logo aos 2 minutos, após uma bola estourada, pingando na área, quando o ‘caveirão’ Souza trombou, girou sobre dois zagueiros e a ‘menina’ sobrou na praia, diante do goleiro: 1 x 0. Aos 16’, a zaga deu outra bobeira, entregou, e Hugo, de cara, sem marcação, colocou: 2 x 0. Aos 23’, Ayrton bateu forte, de longe, o jovem goleiro conquistense deu rebote e o meia Juan fez : 3 x 0. A conta do primeiro tempo, sem fazer força.

Na segunda etapa, mais três: Aos 21’, Ayrton, de falta: 4 x 0, no canto, sem chances. Aos 33’, o Picapau saiu costurando para dentro da área adversária e fez outro golaço: 5 x 0. O lateral Ayrton, aos 38’, pegou um chutaço de prima, da entrada da área, e fechou o caixão: 6 x 0 , a maior goleada do campeonato.

A goleada, por si só, botou fogo nos dois BaVis que vão decidir o campeão de 2014. 
Cáceres, Juan jogando de meia e Ayrton arrebentaram; Souza, com a camisa rubronegra, estreou fazendo gol e atuou bem. 
**
Quem será o Campeão Baiano 2014? O clima do clássico, na semana, vai aquecer. É preciso tomar cuidados para que tenhamos um boa arbitragem, para que não haja conflitos de torcidas fora do estádio e tenhamos arquibancadas em festa, coloridas e em paz. 

Que venha o Ba x Vi . Vamos ter festa, o carnaval do campeão em plena quaresma. Não vai dar pra segurar. 
*