Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NEI FRANCO perde mais um classico no disputado BAVI

No quadrangular final, o Bahia enfrenta o Serrano; e o Vitória pega o Vitória da Conquista
24/03/2014 às 10:11
Finda a rodada de domingo do Baianão, restam quatro times que têm a possibilidade de disputar o título: Vitória, Bahia, Vitória da Conquista e Serrano. 

No meio da semana acontecerão os confrontos que definirão os finalistas, em dois jogos, lá e cá: Vitória da Conquista x Vitória, no Sudoeste; Serrano x Bahia em Teixeira de Fritas, no extremo sul do estado. No próximo fim de semana, em Salvador, Fonte Nova e Pituaçu recebem os chamados jogos de volta, quando, enfim, saem as equipes que disputarão o título.

*

Na rodada dominical, na Fonte Nova, o Bahia venceu o clássico contra o rival Vitória – 2 x 0, derrubando o último invicto do Campeonato Baiano e diminuindo a vantagem em termos de pontos corridos ganhos que o rubronegro possui em relação ao Bahia para apenas dois pontinhos. E mais, com o triunfo, o Bahia contabiliza cinco jogos seguidos sem perder para o rival; este ano o tricolor se impôs diante do rubronegro, na bola. Sabem há quantos anos isso não acontecia ? 

**
Clássico bem jogado

Quando vi a escalação dos dois times no telão do estádio imediatamente comentei com o torcedor ao lado: ‘Ué, o Vitória vem a campo com vontade de ganhar e o Bahia, parece, está com medo de perder!’ 

Em tese, raciocinava com argumentos lógicos: 
- O rubronegro entrou em campo com três/quatro atacantes – Hugo, que é um meia ofensivo, finalizador, Marquinhos, Dinei e Alan Pinheiro, atletas altos e com alto potencial de golear. Do outro lado, o Bahia pisou no gramado sem centroavante fixo e com seis jogadores de meio campo escalados – Fahel, Pitonni, Uéliton, Lincoln, Talisca e Rhayner. 

Numa outra leitura, um Vitória com uma postura superior, buscando o ataque, pressionando, forçando nas bolas longas e altas sobre a área adversária... e um Bahia tentando ocupar os espaços do meio campo, marcando em cima e explorando contragolpes pelas laterais, na base da velocidade. 

Isso realmente aconteceu até os 10 minutos, com o rubronegro fogoso, em cima, e o Bahia contido, tentando sair pro jogo no toque pelo meio, apostando no erro do adversário e na roubada de bola. 

Mas, aos 11’, o tricolor conseguiu três escanteios seguidos. Na última cobrança, o meia Lincoln alçou, houve uma disputa no alto, um bate-rebate, a zaga rubronegro comeu mosca e a bola sobrou na praia para o esperto Rhayner, que bateu forte de canhota fazendo 1 x 0. Então, o jogo ficou bom , as duas equipes buscando o ataque, criando chances de gol. Os 2 x 0 saiu aos 25’ numa boa jogada pela direita; Pittoni enfiou para o estreante Diego Macedo, no fundo, o lateral levantou a cabeça e rolou para Lincoln encher o pé. 

O Vitória foi pra cima, criou, chutou algumas bolas perigosas, perdeu gols e ensejou que Lomba fizesse umas duas ótimas defesas.

Na segunda etapa o Bahia foi ainda mais cauteloso, esperando o erro adversário, mas criou pouco, preocupou-se mais em ‘cozinhar o galo’, administrar o resultado. A melhor chance do tricolor foi aos 2 minutos, quando Talisca lançado em profundidade livrou-se dos zagueiros e, de cara com Wilson, bateu colocado mas o goleiro prevaleceu, salvando. Do outro lado, Alan Pinheiro, Marquinhos e Dinei tiveram chances mas foram infelizes nas finalizações. 

Afinal, um placar justo, pela postura tática do tricolor, que teve mais gente no meio campo e ocupou melhor os espaços, teve mais a bola, foi mais feliz nos arremates. Não há o que discutir, é assim nos clássicos.
*
Pelo lado tricolor, destaque para o treinador Marquinhos Santos, que arriscou, tentou um esquema de jogo diferente, surpreendeu taticamente o adversário e venceu o jogo. Lomba fez boas defesas, Démerson e Titi suportaram bem a pressão, Uélliton correu e brigou muito, mas os laterais Diego Macedo (estreante) e Guilherme Santos fizeram a diferença, ganharam o duelo pela beirada do campo, dos dois lados. Talisca atuou quase como centroavante, fora de posição, Lincoln correu pouco mas mostrou que sabe jogar e Rhayner exibiu fibra, correu e disputou as divididas mesmo com o rosto bastante machucado.

No Vitória, boas atuações dos zagueiros Defendi e Luis Gustavo, o veterano estreante meia Hugo mostrou categoria, Dinei e Marquinhos deram trabalho. Ney Franco, o treinador rubronegro, foi surpreendido e demorou para entender o traçado do jogo em campo: o adversário tinha mais jogadores no meio do campo e venceu o jogo ali, marcando em cima, ganhando as divididas, tendo mais a bola sob domínio. 
Vale a pena destacar também a boa, segura arbitragem do árbitro baiano Manoel Lopo Garrido. Viva ! 
*
O pau quebrou

Notícia mais que negativa foi a confusão, depois do jogo, entre torcedores do Vitória, seguranças do estádio e a intervenção ‘ para com isso’ ,tida como desproporcional, da PM que chegou jogando gás de pimenta em todo mundo no intuito de acabar o bafafá. 

A confusão começou quando alguns torcedores tentaram forçar a saída do estádio antes da hora determinada pela Arena Fonte Nova (meia hora depois da saída da torcida do Bahia) e foram impedidos por seguranças de abrir os portões na tora. Houve confronto, agressões, até que a PM chegou agindo duro, da forma que todos conhecemos. Claro, mulheres, crianças, idosos correram riscos e alguns que estavam próximos foram atingidos pelo gás, segundo relatos de exaltados torcedores nos microfones. 

Pior seria se grupos mais afoitos de torcedores rubronegros saíssem e entrassem em confronto do lado de fora com a torcida adversária, o que , em princípio, parecia ser o propósito. Podia acontecer um miserê.
 
O fato deve ser bem analisado e avaliado, até em função dos jogos da Copa do Mundo, em junho.
*
Resenha 

Já à noite, nas emissoras que mantinham no ar a resenha esportiva, falava-se na saída do treinador Marquinhos Santos, que teria recebido uma proposta irrecusável de um clube árabe. O treinador Dorival Junior até já teria sido consultado e sondado para vir assumir o tricolor. Nada confirmado, mas onde há fumaça ... Tem muito dirigente do Bahia que quer mesmo ver o Marquinhos pelas costas. 

Fala-se, também, da vinda de um novo diretor de futebol para o clube, um certo Rodrigo Pestana, que está atualmente vinculado ao Criciúma, e vem conversando com a direção tricolor. Também carece de confirmação essa notícia. 
Tudo indica que nem um bom triunfo como esse, sobre o rival, acalmam as coisas nas hostes do clube de Itinga.
*
Questionado 

Do outro lado, o sempre elogiado Ney Franco começou a receber duras críticas da mídia e também de alguns dirigentes do clube rubronegro, sobretudo pelos vacilos contra o rival Bahia. Escala mal o time, joga com arrogância, pensa que é muito superior e , em campo, se dá mal. Este ano não conseguiu vencer um clássico. 

Ontem, após a derrota por 2 x 0, Ney chegou a declarar que a sua equipe fez um ótimo jogo, talvez o melhor de todo o campeonato, foi muito superior em campo e teria perdido apenas por detalhes, porque os atacantes erraram muito nas finalizações. Ué, será que ele viu outro jogo ? O Vitoria mudou muito este ano, na zaga, no meio campo, trocou muitos jogadores e ainda não encontrou um jeito de jogar depois da saída de Escudero (machucado). A cobrança começa a ficar pesada também pelas bandas do Barradão. 
Teremos uma semana de jogos decisivos para dupla Ba Vi e muito tititi nos bastidores. Notícias. 
**
Melhores do Nordeste
Sport do Recife e Ceará farão o jogo final que vai decidir quem é o campeão da Copa do Nordeste 2014. Sport e Ceará são, de fato e direito, os melhores times hoje da região. 
O comando do futebol nordestino, em campo, está mesmo com cearenses e pernambucanos ? Os torcedores da dupla Ba Vi fogem desse papo, se acham, mas ... Nos últimos anos, no confronto direto, não temos levado vantagens sobre os times de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte ... perdemos a hegemonia regional, faz tempo. 
**
Melhores da Europa

Clássicos e duelos de clubes milionários nas quartas de finais da Copa dos Campeões da Europa. Para quem gosta de ver futebol bem jogado, pela tevê, pratos de alta qualidade no cardápio: 

- O grande Real Madrid, do melhor do mundo, o gajo Cristiano Ronaldo, enfrenta o Borússia Dortmund. O Barcelona, de Messi e Neymar, se pega com o bom Atlético de Madrid, clássico espanhol, pega fogo. O francês PSG, do Ibrahimovic, enfrenta o ótimo Chelsea, agora treinado por Mourinho e liderando o campeonato inglês, jogaço. E, por último o Bayern Munich, melhor time do planeta, joga contra o Manchester United, do Rooney. 

Os jogos de ida acontecem no dia 1 ou 2 de abril; os de volta nos dias 8 e 9. Não dá para perder. Curiosidade: nesses times jogam 24 atletas brasileiros, muitos da seleção. Aperitivo para a Copa do Mundo. 

Neste domingo, pelo campeonato Espanhol, o Barcelona venceu o Real por 4x3, com 3 gols de Messi.