Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VARANDA DA COPA: ZédeJesusBarrêto palpita com sabor de pimenta baiana

Confira os jogos que vão acontecer na capital baiana e se prepare para possiveis protestos durante a Copa
19/03/2014 às 06:54
Ué, não se deram conta?

Estamos a pouco mais de 80 dias para o começo da Copa do Mundo de Futebol/Fifa, o maior evento esportivo do planeta, pela segunda vez na história acontecendo em campos brasileiros. A primeira foi em 1950, aquela do ‘maracanazzo’ uruguaio na final. Neste 2014 Salvador está na fita, pela primeira vez.

*
Para os que gostam de futebol será uma chance, única na vida, de ver e vivenciar um clima de Copa de Mundo um evento que mobiliza o planeta, vai mostrar o Brasil ao mundo durante 30 dias, em tempo real, como nunca antes. Teremos ganhos e perdas com isso. Claro.

*
E daí ? Fique sabendo, por exemplo, que a FIFA vai ser dona, por um tempo, de um pedaço da cidade, das cidades, capitais, d um naco do país, por contrato internacional firmado pela presidência da república.

Pra se ter uma idéia, as chaves do complexo Arena Fonte Nova serão entregues à FIFA já agora, em maio, e a entidade vai gerir, de fato (e de direito) o estádio e mais dois quilômetros no entrono dele; ou seja, nem governo nem prefeitura, trata-se de um território FIFA ! E nós, brasileiros, ainda por cima, somos encarregados e responsáveis pela segurança do evento e deles, os cartolas que ganham com o evento. Tá bom ou queres mais?

O nome Itaipava e os produtos da marca, por exemplo, serão banidos enquanto a Fifa estiver no comando, com as chaves na mão, porque quem patrocina a Copa FIFA é a Budweiser, cervejaria norte-americana, por contrato internacional. Não adianta chiar, o preço é deles e não tem concorrência das ‘piriquetes’.
Vamos ter acaranburguer com Bud na merenda. Apure o gosto, baianada!

**
Alô ! Voadores e viajantes, preparem-se!

Durante a Copa do Mundo (de 12 de junho a 13 de julho), por determinação da Fifa e acato dos órgãos de segurança do Brasil, sob o comando das Forças Armadas, haverá uma zona aérea de exclusão num raio de 7 quilômetros a partir dos estádios onde acontecem os jogos, espaço aéreo bloqueado.

Isso vai obrigar o fechamento de aeroportos nas 12 cidades-sedes dos jogos, inclusive Salvador, com proibição de sobrevoos e cancelamento de mais de 16 mil bilhetes aéreos e mais de 800 voos comerciais das principais companhias aéreas do país: Gol, Tam, Avianca, Azul ... A proibição vale em dias de jogos e começa a partir de três horas antes de a bola rolar em campo até quatro horas depois de encerrado o jogo.
Quem tem bilhete, está com viagem marcada, é bom conferir logo datas, horários, vôos...

*
Teremos , na Arena Fonte Nova, os seguintes jogos: Espanha x Holanda (13 de junho); Alemanha x Portugal (16 de junho); Suíça x França (20 de junho) e Bósnia x Irã (25 de junho). Depois, jogos no dia 1 e 5 de julho pelas oitavas e quartas-de-final.
*
Com direito a um mini-carnaval programado para os dias 14 e 15 de junho, os responsáveis pela área de turismo do Estado e do Município esperam cerca de 650 mil turistas rolando por aqui no mês da copa, cerca de 70 mil estrangeiros.

*
Perigas ver

Delegados e agentes da Polícia Federal, putos entre outras coisas pela perda do comando das operações de segurança na Copa do Mundo 2014 (significa perda de poder e de verbas), preparam uma greve para abril, um mês antes de a bola rolar nos gramados. Os salários e as condições de trabalho, claro, encabeçam a lista de reivindicações. O governo treme.

Mais que as quebradeiras dos black-blocs nas manifestações de rua, o que mais assusta os órgãos de segurança (Forças Armadas no comando) responsáveis pela Copa e pelas Olimpíadas são as greves de agentes federais, polícias militares, agentes penitenciários, garis, hoteleiros e aeroportuários. Pepinaços !

*
A Conlutas, espécie de central reivindicatória do PSTU, vai realizar um evento chamado “Na Copa vai Ter Lutas”, no próximo sábado, na sede da torcida Mancha Verde (do Palmeiras), uma das mais violentas do futebol brasileiro, terror em São Paulo. Os black-blocs foram convidadíssimos. O assunto em pauta é a organização das manifestações de rua nos dias dos seis jogos da Copa que acontecerão em SP. Promete, né ?
Não faltam motivos para protestos, além dos altos custos dos estádios, os superfaturamentos, a ladroeira imperante: Cadê o tal legado tão prometido desde 2007 quando o presidente Lula acolheu a Copa e propagou que, com ela, o Brasil faria uma revolução urbana? Nem as obras de modernização de aeroportos foram concluídas, muito menos os portos, a mobilidade urbana – nada de metrôs, BRts, novas avenidas, viadutos, nada da restauração e ocupação humana do Centro Histórico /Pelourinho em Salvador, a Baixa dos Sapateiros, a nova Orla, o redor da Fonte Nova, os investimentos na hotelaria, restaurantes, na segurança pública, na limpeza urbana, turismo, serviços 

... Nada! E a tal banda larga com fibra ótica? Mas teremos apagões.
Ah, sim, como bem disse o nosso m(s)inistro: ‘teremos uma copa no Padrão Brasil, e não no padrão Fifa’. Ou seja, fora das quatro linhas o ‘padrão Brasil’ tá garantido, significa ‘seja o que deus quiser’ e ‘vamo que vamo’. Bola que rola.
Depois tem eleição, a cobrança vai pras urnas.
*
Isso é só para abrir o apetite, o tiragosto ... na varanda da Copa. Depois tem mais.