Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

COPA está chegando com puxadinhos nos aeroportos

Salvador está sem a infra-estrutura adequada para receber jogos da Copa, salvo a Arena Fonte Nova
08/03/2014 às 08:44
O carnaval acabou e a bola rola no país inteiro e no mundão de deus desde a quarta-feira de cinzas, com amistosos internacionais entre seleções que disputarão a Copa do Mundo no Brasil (de 12 de junho a 13 de julho), campeonatos regionais, baianão ... 

*
Seleções 

- Em Jonhanesburg, nas cinzas, o escrete de Felipão goleou a África do Sul (5 x 0) sem forçar, em ritmo de treino, afinando as linhas. Três gols de Neyner, um de Oscar e outro, belíssimo, de Fernandinho, meiocampista que disputa uma vaga na equipe. Temos uma excelente zaga (Tiago e David Luis), um lateral excepcional (Marcelo) e Neymar . Com vontade, sorte e apoio da galera podemos, sim, chegar à final da Copa em 13 de julho. A equipe é boa e o grupo parece unido. 

- Espanha 1 x 0 Itália, as duas equipes com muitas caras novas. A ‘fúria’ impôs-se por estar em casa, mas foi jogo igual. A seleção espanhola é inferior ao Real Madrid e ao Barcelona. Como acho, também, a seleção alemã abaixo do Bayern Munich. No mais, cuidados com a França, cada dia melhor – observem o garoto Pogba, meiocampista, uma pérola! - , e com o futebol coletivo e aguerrido do Chile. 
*
Baianão

Fim de semana, pelo campeonato baiano, vamos ter Bahia X Jacuipense, 17 hs, domingo, na Fonte Nova; e Catuense x Vitória, 16 hs, em Alagoinhas.
 
*

Bahia x Galicia

No meio da semana, o Bahia, em Pituaçu, derrotou o Galícia por 2 x 1 e assumiu a liderança do grupo. Os três gols foram em cobrança de falta, o mais belo de Talisca, enganando o goleiro, de cobertura. O garoto meiocampista tricolor fez uma partida exuberante, sobretudo na primeira etapa, e a equipe de Marquinhos Santos fez seu melhor jogo na temporada, atuando em alta velocidade. Destoaram um pouco o goleirão lomba, duas saídas em falso, o central Lucas Fonseca, extremamente nervoso, o pequeno Rafinha e o grandalhão Marcão que brigaram com a pelota. Muita boa a atuação do lateral esquerdo Guilherme. 

Será que agora engrena? Mesmo com o triunfo, uma banda de torcedores pedia a cabeça do treinador. Entendo que tudo vai depender de novos triunfos e uma evolução contínua da equipe em campo.

*
O clube anunciou a contratação do rodado meia Lincoln (35 anos, que estava em Curitiba, e a saída do gerente de futebol William, por problemas familiares, segundo o próprio. Assumiu um certo Cícero Souza, que já estava trabalhando com o grupo tricolor. Muito prazer conhecê-lo. 

**

O Vi
Sem jogar grande coisa, o que deixa seu torcedor de orelha em pé, o Vitória derrotou o Serrano, em Pituaçu, na noite de quinta (3 x 0) . O placar, construído em lances esporádicos (Juan, de pênalti; L Gustavo, de letra e Dinei), parece folgado mas o rubronegro teve dificuldades em campo, errou muitos passes, não atuou com velocidade e tampouco exibiu a volúpia conhecida. 

*
O clube confirmou a contratação do polêmico atacante Souza (ex-Bahia), para gastura de parte da torcida, e também a chegada do veterano meia canhoto Hugo, rodadíssimo, que ultimamente esteve no Sport Recife e no Goiás, sem grande brilho. Os dois já passaram dos trinta. 

**
Os Ba Vi

Ambos, Bahia e Vitória, precisam qualificar mais suas equipes, pois, além do tecnicamente fraco Campeonato Baiano, vem aí, já nas bocas, a Copa do Brasil e o Campeonato Nacional, competições que vão exigir muito mais, em confrontos com equipes bem mais preparadas e competitivas. Chega de decepções. 
**
Tira-gostos da Copa

- Nenhum dos aeroportos das cidades que serão sedes dos jogos da Copa estão nas condições de Padrão Fifa exigidos, em princípio, pela entidade-mor do futebol mundial, patrocinadora do evento. Nenhum tem metrô ligando até as Arenas de jogo. 

- Em Brasília, talvez o estádio mais caro do mundo, fala-se em roteiros de bike, 600 km de ciclovias, e bicicletários. Esperemos pra ver. Guarulhos, um caos no Carnaval, já comeu 1,4 bilhão em obras que nunca acabam. 

- O Aeroporto Internacional de Salvador teve suas obras suspensas por ordem do ministro Moreira Franco(da aviação). Francamente! Em Fortaleza vão fazer um ‘puxadinho’ pra quebrar o galho na Copa. Os pernambucanos garantem que haverá uma linha de BRT-Bus Rapid Transit (ônibus articulados rodando em vias exclusivas) direto do Aeroporto ao estádio. Tomara. 

- É o tal ‘padrão Brasil’, conforme querem os ministros Moreira Franco e Aldo Rebelo, dos Esportes, com gambiarras pra todo lado e ‘vamo que vamo’. O resto de infraestrurura, ‘prometido e garantido’ como legado ... esqueçam. Vai ser como der, é a ordem. 
- Quase 30 bilhões já foram consumidos em função da Copa, vamos herdar é muita dívida, amanhã. Quem tá comendo, quem comeu ? 

- A tal Fan-Fest, evento que faz parte do calendário e das exigências da Fifa, para todas as capitais-sede. Deve acontecer sim, em Salvador, talvez no Comércio, diante do Mercado Modelo e Elevador Lacerda, no estilo e lugar onde aconteceu, com êxito, o Reveillon 2014. Segundo as autoridades, ali é um local mais fácil de se chegar e de garantir a ordem e a segurança pública. Pois bem. Antes, tinha-se pensado no Jardim de Alah. 

- O troféu da Copa, a taça, chegará ao Brasil na segunda metade de abril e será entregue, em palácio, à presidente Dilma, que quer faturar eleitoralmente e está programando um grande evento com a presença de atuais e ex-jogadores, ídolos, a seu ladinho para as câmaras, claro. 
**

Fechando, saúdo todas as mulheres do mundo, todas, pelo seu dia , 8 de março. 
Sem elas, que seria de mim?