Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

OS DONOS DA BOLA com 2 brasis na seleção mundi

Foi do sueco Ibrahimovic o gol mais bonito do ano. Indiscutível. Aquele em que o goleiro sai da área, dá um soco na bola e ele, o Ibra, de costa para o gol, adversário, pega de prima, numa bicicleta espetacular
14/01/2014 às 18:05
Boa presença brasileira na cerimônia ‘Bola de Ouro’ da Fifa, em Zurique, nessa segunda, premiando os melhores do mundo do futebol no ano de 2013.

Pra começar a bela apresentadora Fernanda Lima gastando inglês num vestido de rendas verde valorizando o corpo. E teve no palco Cafu, Ronaldo, Neymar, Julio Cesar e Amarildo, o ‘possesso’, agora com cara de tia, falando demais e trupicando no dizer ... constrangeu. 

Além de uma bela homenagem a Pelé, o Rei, o maior de todos os atletas do século XX, que ganhou uma bola de ouro especial pelo que fez pelo futebol. Justo. Ah, o velho Édson Arantes voltou a chorar, emocionado. Já anda com dificuldade, depois da operação feita nos quadris. No instante da premiação do CR & ele tentou levantar, carregar o filho de 4 anos do ‘gajo’ e já não conseguiu. Um semideus alquebrado, de pernas fracas, surrado pelo tempo. 
Exibiram muitas cenas de glórias do futebol brasileiro nos telões e, no palco, a apresentação de um número musical de boa qualidade, com tambores e ritmo lembrando o som da Bahia.
Tudo focando bem a Copa do Mundo 2014, que acontecerá em solo e gramados brasileiros. Que sejamos dignos da deusa bola, então. 

*

O grande vencedor da tarde-noite, no entanto, foi um português, o CR 7, Cristiano Ronaldo, eleito, escolhido o melhor do mundo no ano de 2013, com todas as honras e justiça. 
O gajo arrebentou, fez gols maravilhosos, tanto pelo Real Madrid como pela seleção de Portugal e sobrou fisicamente em campo, com arrancadas de causar espanto e chutes precisos. 
O menino da ilha de Madeira está no auge e estará presente na Copa, vai inclusive jogar aqui na Bahia, na Fonte Nova, pro baiano ver de perto. É um mito, já, um dos grandes do futebol português de todos os tempos, ao lado de Eusébio. Ídolo marrentinho, vaidoso, ególatra, mas muito bom de bola. O mundo da bola a seus pés. ‘Eu estou aqui!’, ele disse outro dia em campo, mirando as câmaras, após marcar mais um dos seus belos gols. 

Cristiano Ronaldo, portanto, é o melhor do Mundo, o grande personagem do ‘Bola de Ouro da Fifa’. Ao receber o prêmio, ao lado do filho pequeno e diante da mãe, nas cadeiras em frente, o gajo desabou, virou criança, caiu no choro. Bonito vê-lo assim, frágil, humano, um menino da Madeira - bela e pequena ilha do atlântico, bem diante da península ibérica, dialogando com Lisboa. 

*

Messi, o gênio, apareceu vestido num terno vermelhoso, diferente. Continua para muitos ‘o melhor do mundo’, num patamar acima de todos os outros, mas não viveu seus melhores dias em 2013, andou às voltas com distensões musculares e perdeu a passada. Tem 2014 para se recuperar, ser campeão pelo Barcelona e levar a Argentina, quem sabe, à final da Copa do Mundo no Brasil, quem viver verá. 

*


Neymar disse no microfone que gostaria de jogar a final da copa contra ‘los hermanos’, batendo-se de frente com Messi.. Ronaldo, o ‘fenômeno’, falou que prefere uma final Brasil x Alemanha. 
Eu, cá com meus botões: tomara que cheguemos à final, com quem quer que seja.

*
O terceiro candidato a melhor do mundo era o francês Ribéry, que joga no Bayern Munich. Até pelos títulos conquistados pelo clube no ano que passou, Ribéry esperava, sim, ser o vencedor da bola de ouro. E ficou com a cara mais feia ainda do que a que já possui, meio que indignado. É um grande jogador, vive o auge, mas ... está num patamar abaixo do Messi e, pelo que apresentou individualmente em 2013, Cristiano Ronaldo foi melhor. Ribéry também estará no Brasil com a seleção francesa, e vai jogar na Fonte Nova. 

*

Hoje e agora, de acordo com a votação e classificação da Fifa, Neymar já se posiciona como o quinto melhor jogador do planeta. Cristiano, Messi, Ribéry, Ibrahimovic e Neymar, nessa ordem. 

*

Foi do sueco Ibrahimovic o gol mais bonito do ano. Indiscutível. Aquele em que o goleiro sai da área, dá um soco na bola e ele, o Ibra, de costa para o gol, adversário, pega de prima, numa bicicleta espetacular, lá de fora da área, e acerta a gaveta. Não nunca se tinha visto nada parecido nu futebol. Uma pena que o grande Ibrahimovic não virá para a Copa do Mundo, sua seleção está fora. Seu gol foi um delírio. 

*
Eis como ficou a seleção dos melhores do planeta em 2013: Neuer (goleiro alemão do Bayern Munich), Dani Alves (brasileiro e baiano, do Barcelona), Tiago Silva (brasileiro, do PSG da França), Sérgio Ramos (espanhol do Real Madrid) e Lahan (alemão, Bayern); Xavi e Iniesta (dupla de meias do Barcelona, Espanha) e Ribéry (francês, do Bayern); na frente, Messi (argentino do Barcelona), Ibrahimovic (sueco do PSG) e Cristiano Ronaldo (o gajo do Real Madrid).
Como treinador, o escolhido foi Jupp Heynckes, que treinou o Bayern Munich no ano que passou. 

*
Na premiação do futebol feminino, a goleira alemã Nadine Angerer foi escolhida , tirando a chance da brasileira Marta ser novamente eleita a melhor do mundo. 

*
Como notícia negativa, a limada que a Fifa deu na imagem de Romário (desafeto dos cartolas internacionais e nacionais) quando projetou-se no telão a campanha do Brasil Campeão em 1994. Sò deu Bebeto fazendo gols, Romário não apareceu, nem de ‘garçom’. O ‘deputado’ deve estar ‘tiririca’.