Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

A BAHIA foi a capital mundial da bola por um dia

Esquemão de segurança mostra que o governo jogará todas as fichas na Copa do Mundo 2014 de olho nas eleições 2014, também
06/12/2013 às 20:08
A Copa do Mundo 2014 já começou. Os jogos acontecem, pra valer, em junho de paroano, em gramados dos estádios de 12 capitais brasileiras, mas a Copa começou de fato no dia 6 de dezembro/2013, uma sexta-feira, em terras baianas, no Complexo de Sauípe, localizado no litoral norte da Bahia, acima de Salvador. 

Ali, com a presença da presidente Dilma Roussef, do governador Jaques Wagner, de toda a cúpula diretiva e cartolagem da Fifa, de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, de craques do passado representando as seleções que já foram campeãs do mundo e uma bela festa foram sorteados os grupos das seleções que vão disputar a competição, ficamos sabendo quem enfrenta quem na primeira fase.

O esquemão de segurança, com mais de 2.000 homens - entre polícia federal, militar, civis, forças armadas -, fora os seguranças privados, dão bem a dimensão do evento e do que significa a realização de uma Copa do Mundo. Mais de dois mil jornalistas credenciados de todos os continentes, transmissão ao vivo pela tevê para 193 países, um cálculo de mais de dois bilhões de telespectadores em todo o mundo de olhos grudados no sorteio, o foco na Bahia. Não é pouca coisa. 

**
As chaves, os grupos 

De acordo com o sorteio, o Brasil é o cabeça do grupo A, integrado ainda por Croácia, México e Camarões. O jogo de abertura da Copa, prevista para São Paulo, será Brasil x Croácia. O time europeu não é tido como de primeira linha no continente, faz fez uma ótima campanha nas eliminatórias e costuma surpreender, é bom ter cuidados na estréia. Camarões é uma ‘zebrinha’, mas o Brasil acostumou-se a se engasgar com o México, uma equipe ranheta que sabe neutralizar, desestabilizar os brasileiros em campo e podem complicar. Atenção máxima. 

O grande problema do Brasil é , caso se classifique, o que é bem provável, o enfrentamento com os possíveis ganhadores do grupo B: Espanha, a atual campeã do mundo ou a Holanda, de Robben, a mesma que tirou o Brasil da Copa da África do Sul. Parada duríssima, de arrepiar. De bom nesse grupo B é o confronto entre eles, dos maiores da Europa, o clássico Espanha x Holanda, logo na primeira rodada, em Salvador, na Fonte Nova. Jogaço, imperdível ! O Chile corre por fora nesse grupo e pode aprontar, tem uma boa equipe. 

O grupo C , com Colômbia, Costa do Marfim, Grécia e Japão é uma mangaba, dos mais fracos, mas alguém arrisca quem se classifica? Aposto em Colômbia e Costa do Marfim. Colômbia x Grécia se enfrentam na primeira rodada em Belo Horizonte. 

O grupo D é uma pedreira, daqueles que podemos chamar de ‘grupo da morte’: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália. São três campeões do mundo na briga, vai sair faíscas. Creio em Itália e Uruguai classificados. 

No grupo E estão Suíça, Equador, Honduras e França. Acho que dá França e ... Suíça, uma equipe mediana mas que não costuma tomar gols. 

No grupo F tema Argentina de Lionel Messi, que estréia no Maracanã, contra a novata Bósnia. Nigéria e Irã complementam o grupo, um doce de goiaba para ‘los hermanos’. 

Alemanha x Portugal é o grande clássico europeu do grupo G, jogaço que pode acontecer em Salvador, com a presença de Cristiano Ronaldo, de um lado, e a excepcional equipe germânica do outro. Dá pra pensar , na Fonte Nova? No grupo ainda estão Ghana e EUA, zebronas. 

Fechando, no grupo H, outro grupo fraquinho: Bégica, Argélia, Coréia do Sul e Rússia. Os dois europeus levam vantagem, até pela tradição. 

Assim, que role a ‘brazuca’ em campo. Emoções fortes pela frente em junho/julho de 2014. Quem viver, verá! 

**

A Festa em Sauípe 

- A copa do Mundo 2014 será a 20ª a ser disputada. A primeira foi em 1930, no Uruguai. A Celeste Olímpica, em casa ganhou o título. Em 1950, com a inauguração do maracanã, a Copa aconteceu no Brasil. Perdemos a final para o Uruguai de Gighia, Schiaffino e Obdúlio Varela, por 2 x 1, de virada, na final. O ‘macaranazo’. Tínhamos um time fantástico, com Barbosa, Juvenal, Bauer, Danilo, Jair da Rosa Pinto, Zizinho, Ademir... mas, a euforia antecipada nos derrubou. 

- A festa em Sauípe começou com uma homenagem a Nelson Mandela, falecido um dia antes. A última aparição pública do exemplar líder sulafricano foi na Copa do Mundo da África, ovacionadíssimo pelo estádio inteiro, todos de pé. Viva Mandela! Que seu exemplo de paz, tolerância, respeito e harmonia entre os humanos frutifique. 

- Alcione, com a voz já enfraquecida, cantou ‘Brasil Pandeiro’, acompanhada do rapper Emicida. Sem empolgação. 

- Os apresentadores (Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert) chamaram ao palco a presidente do Brasil Dilma Roussef e o presidente da Fifa Joseph Blatter. Ela disse que no Brasil, o futebol está em casa e exaltou o país multicultural e empreendedor. Blatter disse que estava na hora de a Copa voltar a ser disputada no Brasil e lembrou que o futebol é um esporte congregador, dentro e fora de campo, e que tudo o que acontecer na Copa será mostrado para todas as nações do mundo. Entenderam o recado ? Dilma concluiu, lembrando que nunca ficamos fora de nenhuma copa, que somos o país de Pelé, o maior de todos, e de Ronaldo e que amamos o futebol. Obviedades. Fechado! 

- Depois de um rápido vídeo no telão mostrando todas as copas, desde a de 1930, os países onde elas aconteceram e os campeões, entrou no palco o atual treinador da Espanha, a Campeã do Mundo na África do Sul, em 2010, o mestre Vicente Del Bosque, com a taça nos braços, colocando-a em jogo. ‘Que vença o melhor’, disse diplomaticamente. 

- Vanessa da Matta e Alexandre Pires interpretaram, sem muito brilho, o samba ‘ 1 x 0’, uma composição de 1919, quando o Brasil ganhou do Uruguai de 1 x 0 e conquistou seu primeiro título internacional num torneio com equipes da América do Sul.

- Em vídeo foram apresentadas as 32 seleções dos países que vão disputar a Copa, uma por uma. Depois, apareceu Ronaldo, o ‘fenômeno’, para desejar ‘a melhor copa de todos os tempos’. Marta, a melhor jogadora de futebol do planeta, e Bebeto, baiano campeão do mundo em 1994 subiram ao palco de braços dados com o ‘Fuleco’, bonequinho-tatu, mascote da Copa. Sem molejos. 

- Enfim ela, a rainha, apareceu e foi entronizada: a ‘brazuca’, a bola da copa, com ousado e bonito design, traços mostrando as sinuosidades do rio Amazonas e as cores das fitinhas do Senhor do Bomfim. Que elas, as fitinhas, nos dêem sorte quando a brazuca rolar pra valer nos gramados. 

- O balé de Debora Colker, sem maior empolgação também, simulou em coreografias lances do jogo de bola. E, em seguida, entrou em cena o ‘rei’ Pelé, devidamente lembrado e homenageado, não podia ser diferente. Mas... Pelé, ou melhor, o Sr Édson Arantes falou e... ora, foi lembrar de seu pai Dondinho, a chorar, quando o Brasil perdeu para o Uruguai a Copa de 1950. Poderia ser pior ? Pra tentar remendar, disse que na Copa de 2014 não quer chorar diante de seus filhos e netos... Snif. ‘Ele calado é um poeta’, diria Romário. 

- O secretário geral da Fifa, Sr Jerome Valcke comandou o sorteio das chaves, em inglês. Tirando as bolinhas, o ex-craques, representando as seleções campeãs do mundo: Cafu (Brasil), Canavarro (Itália), Mathaus (Alemanha), Gigghia (Uruguai) – o carrasco do Brasil em 1950, andando de muletas, Kempes (Argentina), Hurst (Inglaterra), Zidane (França) e Hierro (Espanha). 

- Só para lembrar, a copa deve ser disputada em 12 cidades: São Paulo, Recife, Manaus, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. 
- Pra fechar a festa, Margareth Menezes, acompanhada pelos tambores da banda Olodum, fez o chamamento: Venham, a Bahia lhes espera. 

SOMOS, OFICIALMENTE, O PÁIS DO FUTEBOL. E a Bahia, por um dia, foi a Capital do país do futebol. Axé. 

*
PS: -
AH, sim, ainda tem a última rodada do Brasileirão no domingo, com a dupla Ba Vi em ação. O Bahia enfrenta o desesperado Fluminense do Rio, na Fonte Nova, despedindo-se do torcedor depois de um ano muito tumultuado, turbulento dentro e fora de campo. Espero, pela carctaristica das duas equipes, um jogo truncado, travado, mas ... Casa cheia. 

O Vitória vai a BH e se pega com o Alético MG, o Galo Mineiro, que já está de bico e penas voltado para o Mundial que disputará em Marrocos na próxima semana. Melhor pro rubronegro que vai encarar a sério e, quem sabe, ainda beliscar uma vaguinha na Libertadores, em 2014. Olho na tevê, pode rolar um bom jogo, aberto, com gols.