Turismo

ANDAR PELAS CALÇADAS ESTREITAS DE LISBOA É UMA ARTE PARA TURISTAS

São dezenas delas em vários pontos do bairro Alto e na Alfama
Tasso Franco , Lisboa | 20/01/2022 às 20:49
Todo cuidado é pouco
Foto: BJÁ
     Um dos programas em Lisboa - não chega a ser um roteiro turístico programado da cidade - é andar pelas calçadas estreitas que só cabem no máximo duas pessoas (e olhe lá) e descer ou subir as centenas de ladeiras, becos, travessas e escadarias da cidade velha nas freguesias de São Vicente, na Alfama, no Chiado, na Misericórdia, no bairro Alto, no Carmo e em vários outros locais.

  É uma arte e uma imposição porque em determinados locais como na Misericórdia (vide foto) só dá para passar uma pessoa e, às vezes, tem engarrafamento de gente se o 'voga' - o primeiro da fila é um idoso. As pessoas têm que seguir no ritmo dele ou andar pelo meio da rua no momento em que não passe um bonde ou um ônibus. É preciso também ter atenção para não ser atropelado por um veiculo. 

  Os pisos das calçadas a maioria em pedras portuguesas já estão de tal forma lisos com o passar dos pés de milhões de pessoas ao longo dos séculos que as calçadas são lisas e quando chove o perigo aumenta com pessoas escorregando e caindo. Portanto, toda cautela é pouca ao andar nessas ruas de Lisboa.