Turismo

ABERTURA DAS FRONTEIRAS DE PORTUGAL TRIPLICAM VOOS PARA O BRASIL

Rumo a Portugal tendo Lisboa como porta de entrada
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/09/2021 às 08:23
Lisboa Velha Cidade
Foto:
  A abertura das fronteiras para brasileiros fez a procura por voos pra Portugal triplicar na última semana. Com isso, o país espera uma 'invasão' de brasileiros nos próximos meses. Isso tem animado o não só o setor aéreo e o turismo, mas também o comércio lusitano. Desde o dia primeiro desse mês, o brasileiro que quiser visitar a 'terrinha' só precisa comprovar que tomou a vacina contra a Covid-19 ou apresentar um teste RT-PCR negativo.

A secretária-executiva Viviane Marques não aguentava mais esperar para ouvir de novo essa chamada. Ela, que se considera uma 'viajante profissional', vai retomar a agitada agenda de voos internacionais por Portugal, que reabriu as fronteiras para visitantes brasileiros no dia primeiro desse mês, depois de um ano e meio de restrições.

Acabou a espera também para a aposentada Vera Besteiro. Depois de três voos remarcados por causa do fechamento de fronteiras, ela vai aproveitar a reabertura ao Brasil pra passar 40 dias no país europeu com uma amiga. As duas conseguiram marcar a ida para o dia 10 de outubro - no mesmo dia da liberação. E ela acredita que vai encontrar um 'batalhão' de brasileiros por Lisboa e arredores.

Antes do decreto do dia primeiro, o brasileiro que fosse a Portugal era obrigado a cumprir quarentena de 14 dias, por causa dos números alarmantes da Covid-19 aqui no Brasil. Também não há mais restrição de ingresso às chamadas viagens essenciais. Ou seja, se nada der errado, a expectativa é de uma invasão brasileira à 'terrinha' nos próximos meses.

Uma das principais companhias aéreas com voos regulares no trecho Brasil e Portugal, a TAP já viu a procura por bilhetes disparar desde primeiro de setembro. O diretor-geral da empresa no Brasil, Mário Carvalho, diz que o momento é de otimismo.

Atualmente, a TAP mantém quase 40 voos semanais do Brasil para Portugal. Mas a ideia é elevar esse número para cerca de OITENTA no próximo verão europeu. A Latam e a Azul também estão incrementando a oferta de voos, de olho nessa retomada.

Do lado de lá, a chegada dos brasileiros deixa muitos comerciantes ansiosos. Principalmente depois de tanto prejuízo com sucessivos lockdowns. O dono do restaurante Bono, Robson Oliveira, que fica em Lisboa, já sonha com as mesas lotadas de brasileiros – mesmo que com o devido distanciamento.

Pelas normas do decreto português sobre as viagens de turismo, a exigência principal pra entrar no país é a apresentação de um certificado que comprove a vacinação contra o novo coronavírus ou de um teste RT-PCR negativo. Com quase 80% da população totalmente imunizada, Portugal tem registrado, na média diária, dez mortes pela Covid-19 e mil e 400 novos casos da doença.