Turismo

SETUR TEM PARECERIA PARA INCREMENTAR PROJETO CAPOEIRA DO FORTE

Com informações da Setur
JF , Salvador | 01/09/2021 às 10:19
Capoeira do Forte
Foto: Tatiane Azeviche

As secretarias de Turismo ( Setur) e de Cultura ( Secult) do Estado assinaram, nesta terça-feira (31), no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o termo de cooperação técnica para a execução do projeto Capoeira do Forte. A parceria visa preservar a fortificação do século XVII e promover ações de valorização da arte popular, com a criação de um calendário de eventos, envolvendo capoeiristas de todas as modalidades.

A cerimônia foi marcada por apresentações de capoeira, de samba de roda e do coral de berimbaus, com a participação de baianas e instituições sociais.

" Esse projeto é o reconhecimento da importância de uma das principais manifestações culturais do povo negro e do seu papel no impulsionamento do turismo em nossa terra ", comemorou o cantor, compositor e mestre de capoeira, Tonho Matéria.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, a iniciativa vai consolidar o forte como equipamento turístico. " Vamos garantir a conservação do patrimônio arquitetônico e elaborar um calendário atrativo para os turistas, com exposições, cursos, palestras e shows de capoeira".

O projeto prevê a restauração do Forte de Santo Antônio Além do Carmo e a dinamização do espaço, que atualmente abriga sete academias de capoeira. O local vai ganhar infraestrutura turística, para atrair um número maior de visitantes, e o primeiro evento será realizado no dia 17 de setembro, seguindo protocolos de segurança sanitária.

" São duas secretarias que se unem nesse compromisso do Governo do Estado de valorizar uma arte, uma filosofia de vida, um símbolo da resistência da raça negra, que é a capoeira ", afirmou a secretária estadual de Cultura, Arany Santana.