Turismo

SEGURANÇA NO CENTRO HISTÓRICO DE SSA É DISCUTIDA EM DEBATE VIRTUAL

Se reúnem para debater representantes da Polícia Militar, Guarda Civil, Municipal e de empreendedores do Centro Histórico de Salvador
Doris Pinheiro , Salvador | 27/04/2021 às 11:53
Segurança no Centro Histórico de Salvador é discutida em debate virtual
Foto: divulgação
“Segurança Pública e Uma Gestão Compartilhada” é o tema do segundo debate virtual da série “Patrimônio Bahia: Centro Histórico em Ação – Diálogos”, que acontece no próximo dia 29 de abril, às 16h, com transmissão através do canal do youtube acminstituto. Realizado pelo Instituto Antonio Carlos Magalhães e pela Associação dos Empreendedores do Centro Histórico – ACHE, o debate, com mediação do empresário Leonardo Régis, tem o objetivo de buscar soluções para as questões que impactam no Centro Histórico de Salvador.

Participam do segundo Diálogos, Delegado Maurício Cortes Moradillo, titular da 1ª DT da Polícia Civil, Tenente Coronel Magalhães, do Batalhão Especializado de Policiamento Turístico – BEPTur, Delegada Maritta Souza, titular da Delegacia de Proteção ao Turista – Deltur, Tenente Coronel Carlos César Albuquerque, Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar do Estado e Maurício Rosa Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador.

  O Diálogos sobre “Segurança e uma Gestão Compartilhada, no Centro Histórico”, tem como objetivo se debruçar sobre questões de como esse modelo de gestão, envolvendo os vários segmentos da polícia, pode ajudar na melhoria da segurança, juntamente com as novas tecnologias já testadas e experimentadas em outras regiões da cidade, como filmagens através de câmeras, tão necessárias ao apoio do trabalho de polícia.

Nesse sentido, com o debate, se deseja conhecer o que os governos estão planejando para uma ação mais direta e efetiva nesse assunto. É possível uma gestão compartilhada entre as polícias? Essa gestão pode dar resultados visando uma melhor segurança para o nosso Centro? Como a tecnologia baseada em filmagens pode ajudar na operação do policiamento? Entender como ocorre a reabilitação daqueles que praticam crimes perante uma ação de roubo ao cidadão. Porque eles são soltos em tão pouco tempo e retornam a atuar no mesmo local? Estas entre outras questões serão tratadas e compartilhadas com uma equipe especializada no assunto.

A ACHE, Associação do Centro Histórico Empreendedor, criada em 2020 visa unir empreendedores do Centro Histórico de Salvador de forma positiva e atuante no desenvolvimento e fortalecimento do turismo, do comércio, da cultura e dos aspectos sociais.

Braço social da Rede Bahia, o Instituto Antonio Carlos Magalhães de Ação Cidadania e Memória (IACM) é uma organização privada sem fins lucrativos que tem como direcionamento estratégico atuar na promoção da cultura contemporânea, do patrimônio e da educação. 

O “Patrimônio Bahia” é programa de ações desenvolvido pelo Instituto ACM, com foco na valorização do patrimônio material e imaterial da Bahia. Sua proposta é debater e discutir temas que possam sugerir melhorias para o Centro Histórico, além de apresentar o acervo cultural, religioso e gastronômico existente.

 

Palestrantes:


Maurício Rosa Lima. Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência do Município de Salvador, há 5 anos desenvolve um trabalho de união na Guarda Civil Municipal e conscientização de toda tropa, buscando gerar mais aproximação com a população. Formado em Gestão em Segurança Pública, pela Estácio de Sá. Atuou na TRANSALVADOR, como gestor dos equipamentos públicos, e na LIMPURB, como assessor especial da Presidência.

Delegada Maritta Souza. Titular de Polícia Civil na 7ª. Delegacia Territorial e da Delegacia de Proteção ao Turista. Foi Delegada Coordenadora nos Municípios de Ilhéus e Valença, Diretora de Direitos Humanos da SSP. Especializada em Gestão em Direitos Humanos e participante em diversos cursos de Polícia Turística. 

Delegado Maurício Moradillo. Titular de Polícia Civil da 1ª. Delegacia dos Barris. Especialista em inteligência pela Academia de Polícia Civil de Pernambuco. Foi titular da delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. Coordenador de roubo a banco e antissequestro do departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado. Atuou com delegado de caso da Superintendência de Inteligência da SSP.

Tenente Coronel Antonio C S Magalhães. Comandante do Batalhão Especializado em Polícia Turística da PM. Servidor de nível superior na Polícia Militar da Bahia. Licenciado em Construção Civil. Graduado em Segurança Pública, Ciências Contábeis e em Direito. Pós-graduado em Defesa Social e Cidadania e em Gestão Estratégica de Segurança Pública. É mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social.

  Tenente Coronel Carlos César Albuquerque. Comandante do 18º. Batalhão da PM/Centro Histórico. Comandou a RONDESP/RMS. Foi Subcomandante da 1ª. CIPM/Pernambués e da 15ª. CIPM/Itapuã. Foi Chefe da Inteligência do Comando de Policiamento Regional da Capital – Atlântico, por 04 anos.

 

 

Serviço:

O Que: Debate virtual Diálogos - “Segurança Pública e Uma Gestão Compartilhada”

Quando: 29 de abril, às 16h

Onde: Canal do youtube do Instituto ACM - acminstituto.