Turismo

CENTRO CULTURAL PALÁCIO DA SÉ SALVADOR É LOCAL OBRIGATÓRIO DE VISITA

Exposições temporárias e permanentes que contam a história da Bahia ao vivo e a cores
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/02/2020 às 08:58
Mobiliário do Palácio Arquiepiscopal
Foto: BJÁ
  O Centro Cultural Palácio da Sé Dom Sebastião Monteiro de Vide está aberto ao público de terça a domingo das 10h ás 17 com ingresso que custa R$5,00 para você conhecer um edificio de dois andares dos mais belos do centro histórico de Salvador, antigo Palácio Arquiepiscopal ou Palácio do Bispo, onde os arcebispos despachavam.

  Há, no momento duas exposições temporárias - Presépios de uma Vida, de Celso Oliva; e O Antigo no Brasil, mobiliários e objetos de artes dos séculos XVI, XVIII e XIX, de Caloula Filho, e as exposições de longa duração a igreja e a formação do Brasil. E, no segundo andar, considerado o nobre, peças do antigo Centro Administrativo da Igreja Católica, a sala do arcebispo, mobiliário em jacarandá, arcazes, castiçais e outros.

  Quem ainda não conhece é oportuno ir pois tem muito da história do Brasil e da Bahia, o bispado biano que nasceu com a fundação da cidade do Salvador, 1549, a história Sé Primacial da Bahia derrubada pelas "picaretas do progresso", os tesouros da fé em ouro e prata, uma sala só sobre a devocação católica em Salvador com suas procissões e uma expo de peças em roca, a terra nova ou novo mundo e a igreja católica e a cidade do Salvador.

  Uma viagem. Visita que leva ao mínimo de 2 a 3 horas lendo alguns textos postos à disposição dos visitantes, slides, réplica da sé primacial, muitas fotos de todos os ângulos da derrubada da Sé, arcazes, mobiliário antigo, uma maravilha. 

  As exposições temporárias também são muito bonitas e valiosas em termos culturais. Os presépios de Celso Oliva são encantadores. (TF)