Turismo

Terreiro de SSA firma parceria com a ‘Procissão de Iemanjá’ de Santos

O evento completará em 2020 a sua vigésima edição e tem como objetivo preservar a rica cultura afro-brasileira
Tainara Carvalho , Salvador | 13/12/2019 às 13:34
Terreiro de SSA firma parceria com a ‘Procissão de Iemanjá’ de Santos
Foto: divulgação
A Casa de Oxumarê - um dos mais antigos e tradicionais terreiros de candomblé da Bahia – fará parte da Comissão Organizadora da Procissão de Iemanjá de Santos, a convite do atual coordenador do evento, o Babalorixá Marcelo de Logunédé e da Prefeitura Municipal de Santos. A Procissão que integra o calendário turístico oficial da cidade há quase 20 anos, é hoje considerado um dos movimentos religiosos mais importantes do estado de São Paulo, reunindo pessoas de vários lugares do Brasil.
Segundo o líder da Casa de Oxumarê, Sivanilton Encarnação da Mata, mais conhecido como Babá Pecê, a ocupação do espaço público pelo povo de santo é fundamental para a manutenção da liberdade religiosa e da democracia, cujos ditames constitucionais repelem a discriminação racial e religiosa do país. “Trata-se de um evento muito importante que não tem somente o intuito de juntar o povo do candomblé para louvar a nossa mãe Iemanjá, mas também de caminhar contra a intolerância religiosa”, declara o Babalorixá Pecê.
O evento completará em 2020 a sua vigésima edição e tem como objetivo preservar a rica cultura afro-brasileira, a expondo em múltiplas facetas, tanto através da religiosidade em seus cânticos, vestes e oferendas, quanto em um aspecto geral, contando com diversas apresentações culturais, comidas típicas, artesanatos, bijuterias e roupas afros em seu portfólio. O Babá Pecê convida os adeptos do Candomblé e as casas descendentes para participar do evento que acontece tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, a partir das 12h, em frente ao Aquário Municipal de Santos, na orla da praia. Durante o festejo será inaugurado o monumento em homenagem a Rainha do Mar.