Turismo

Secult ganha nova sede e Prefeitura apresenta vídeo promocional

Nova sede foi entregue pelo prefeito ACM Neto
Secom Salvador , Salvador | 28/09/2019 às 11:23
Secult ganha nova sede e Prefeitura apresenta vídeo promocional
Foto: Valter Pontes/Secom
Salvador comemorou a passagem do Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta sexta-feira (27), em grande estilo. A capital baiana ganhou a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que foi entregue pelo prefeito ACM Neto. O novo endereço do prédio, que também abriga a Empresa Salvador Turismo (Saltur), é na Rua da Argentina, nº 341, no Comércio, próximo ao Hub Salvador. Na mesma oportunidade, foi lançado o vídeo "Follow the Music", campanha internacional de promoção turística da cidade.
  Com cerca de 1.600 m² planejados em seis andares, incluindo um piso térreo e um mezanino, o espaço totaliza 50 salas para receber os servidores municipais. A nova sede faz parte do programa #vemprocentro, que visa, entre outras ações, a transferência de 80% dos órgãos públicos municipais para o Comércio até dezembro deste ano. 
  O prefeito ACM Neto fez questão de pontuar que, além dos prédios públicos que estão sendo instalados no bairro histórico, muitas outras ações estão sendo realizadas para revitalizar o Centro Histórico. Segundo o gestor, são mais de R$300 mi investidos em diversas melhorias na região, tanto na parte alta quanto baixa.
“Estamos aqui hoje muito próximos a uma obra que inauguramos há poucos dias, que foi a requalificação da Rua Miguel Calmon. A Praça da Inglaterra também está renovada e a Praça Deodoro segue em obras. Em outubro, daremos a ordem de serviço para a restauração da Casa dos Azulejos, onde funcionará um forte equipamento cultural da cidade. Estamos mudando inteiramente a cara do Centro Antigo”, disse o prefeito, que estava acompanhado do titular da Secult, Cláudio Tinoco, e do presidente da Saltur, Isaac Edington.
  ACM Neto disse ainda que esteve em Brasília e já obteve a autorização do Ministério da Infraestrutura para exploração de mais uma área no Porto da Cidade, onde será implantado o Polo de Economia Criativa. “É um conjunto de investimentos que a gente tem certeza que vai deixar um legado econômico, com geração de emprego e movimentação da economia dessa região”, assinalou.
  Estratégia - Para Cláudio Tinoco, a instalação da Secult, na região do Comércio, foi uma iniciativa estratégica. “Agora, estamos bem perto das principais referências culturais de Salvador. Aqui em nossa frente, temos a a Baía de Todos-os-Santos, por onde chegaram mais de 300 mil turistas esse ano. Mais adiante, lá em cima, temos a Casa do Carnaval e todo o Centro Histórico. A Secult é mais secretaria que chega no Comércio para valorizar toda essa região e esses equipamentos", salientou. 
As palavras foram reforçadas pelo presidente da Saltur, Isaac Edington. "Com certeza é mais um passo de valorização do Comércio. Agora, vamos trabalhar muito para intensificar as atividades turísticas nessa região, potencializando com shows e movimentações que atraiam ainda mais as pessoas", frisou. 
  Em outubro, será a vez da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) chegar ao Comércio, onde já funcionam no bairro as pastas da Saúde (SMS), de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
"Follow the Music" - Após a entrega oficial da nova sede da Secult, o prefeito e demais autoridades assistiram ao filme "Follow the Music", um produto que mostra Salvador exatamente como ela é. Inspirada pela matéria “When in Brazil, Just Follow the Music” e no título de Cidade da Música que Salvador ganhou da Unesco, a equipe do Visit Salvador da Bahia resolveu mostrar os caminhos da música em um filme que acaba de ser lançado.
  A narrativa se constrói com base nos aspectos que mostram a ancestralidade, religiosidade do povo baiano e elementos icônicos, como capoeira, comidas típicas e temperos. O projeto, que teve a produtora Mandinga Filmes como parceira e foi concebido pela Usina Digital, faz parte da estratégia de marketing e promoção do destino Salvador da Bahia e será veiculado no site salvadordabahia. com e nas redes sociais Visit Salvador da Bahia.