Turismo

Setur e Marinha querem tornar Cerimônia da Bandeira um evento público

O objetivo é tornar a cerimônia militar do hasteamento um atrativo para a população e para turistas
Ascom Setur , Salvador | 26/09/2019 às 19:30
Setur e Marinha querem tornar Cerimônia da Bandeira um evento público
Foto: divulgação
No dia 1º de outubro, próxima terça-feira, às 8 horas, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) realiza, em parceria com a Marinha, na sede do Comando do 2º Distrito Naval (Comércio), a Cerimônia da Bandeira Comentada, aberta ao público. O objetivo é tornar a cerimônia militar do hasteamento um atrativo para a população e para turistas.
O projeto inaugural contará com a presença de estudantes da rede estadual de ensino como convidados. A meta é tornar esta prática militar um evento que pode ser apreciado e entendido pelo público em ocasiões especiais, a exemplo das comemorações do Dia da Bandeira (19 de novembro).
Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, o 2º Distrito Naval está completamente inserido no roteiro turístico de Salvador. "A sede, situada em frente à Baía de Todos-os-Santos e bem próximo à Igreja da Conceição da Praia, Mercado Modelo e Centro Histórico, pode ser mais um atrativo da cidade", disse.
A Cerimônia da Bandeira Comentada, programada para 1º de outubro, será uma simulação do rito realizado diariamente pelas unidades militares, com o hasteamento da bandeira nacional às 8 horas e o arriamento ao pôr do sol. “Durante a cerimônia explicamos cada detalhe, o significado dos sinais e o porquê de a bandeira ser içada”, diz o comandante do 2º Distrito Natal, vice-almirante André Luiz Silva Lima.
A apresentação começa com o pelotão da Ordem Unida Silenciosa, que realiza movimentos sincronizados com o fuzil.  Em seguida, a Banda dos Fuzileiros navais executa composições clássicas da MPB. O ato seguinte é a cerimônia da bandeira propriamente dita, com os comentários feitos por um oficial da Marinha. A duração do evento é de aproximadamente meia hora.