Turismo

GWANGJU, a cidade onde Ana Marcela conquistou ouro na natação

Com informações do Blog Oii inspirits
Da Redação ,  Salvador | 19/07/2019 às 09:04
Cidade metropolitana de Gwangju
Foto: DIV
Gwangju ou Kwangju é uma cidade da Coreia do Sul situada no sudoeste do país. Constitui uma cidade metropolitana, pelo que o seu nome completo é Cidade Metropolitana de Gwangju. O nome Kwangju vem da anterior forma de transliteração: Kwangju Kwangyŏksi.

A cidade era até 2005 a capital da província de Jeolla Sul, quando a sede da província foi transferida para a cidade de Namak.

Gwangju foi fundada em 57 a.C. e é desde então um centro comercial e administrativo. Com a construção de um caminho-de-ferro para Seul em 1914, a indústria moderna começou a instalar-se na cidade, incluindo têxteis, arrozeira e cervejeira. A construção de uma zona industrial em 1967 resultou num forte crescimento, em especial no sector automóvel.

Em 1980, a cidade foi palco de violentos confrontos entre exército e polícia contra cidadãos que protestavam contra o governo autoritário, tendo morrido dezenas de pessoas no que ficou conhecido como Massacre de Gwangju.

Memorial de 18 de maio.

O massacre de Gwangju, também conhecido como Movimento Democrático de Gwangju ou Levantamento de Gwangju foi um levantamento popular ocorrido na cidade de Gwangju, Coreia do Sul, de 18 a 27 de maio de 1980. As estimativas sugeram que poderão ter morrido até 165 pessoas. Durante este período, os cidadãos revoltaram-se contra a ditadura de Chun Doo-hwan e tomaram o controlo da cidade. Durante o decurso da revolta, tomaram armas (roubadas de esquadras de polícia e depósitos militares) para se oporem ao governo, mas foram contidos pelo exército sul-coreano. O acontecimento é por vezes chamado 5·18 (18 de maio), em referência ao dia em que começou o levantamento.