Turismo

São João do Pelourinho é aberto oficialmente com shows nos largos

Abertura trouxe mensagem de respeito às mulheres
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 21/06/2019 às 15:41
São João do Pelourinho é aberto oficialmente com shows nos largos
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
Os festejos juninos foram oficialmente abertos no Pelourinho, no início da noite desta quinta-feira (20), com programação nos três largos: Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Pedro Arcanjo. A festa no Centro Histórico, que segue até segunda (24), traz o tema “Respeita as Mina”. O São João da Bahia é promovido pelo Governo do Estado, através da Bahiatursa.
As apresentações neste primeiro dia de festa começaram a partir das 18h. A banda Filomena Bagaceira foi a primeira atração da noite a subir no palco do Largo Tereza Batista. O vocalista do grupo, Mamma Souza, destacou o apoio à campanha 'Respeita as Mina'.
  “Este é um tema muito oportuno na nossa sociedade. Eu tenho uma canção que diz ‘puxa, agarra e beija’, e eu sempre faço a observação de que essas coisas podem acontecer somente se elas [as mulheres] permitirem. É um prazer fazer esse São João do Pelourinho que tem uma característica peculiar e a presença de muitas famílias”, revelou o cantor.
No Largo Pedro Arcanjo, a banda Tio Barnabé levou um repertório eclético para o show de abertura do espaço. Já no Quincas Berro D’água, o público teve a oportunidade de conferir um show de forró mais tradicional, com a banda Sobepoeira.
 
Respeita as Mina

A ideia é sensibilizar o público que vai aproveitar os dias de festa no Pelourinho sobre o enfrentamento contra a violência da qual as mulheres são vítimas cotidianamente. Durante os dias de folia, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) estará com equipes no local para divulgar a campanha e propor reflexão sobre o tema.
A festa tem um forte apelo visual que foi utilizado como estratégia para o fortalecimento da figura feminina. A decoração instalada em 780 mil metros quadrados é composta, basicamente, por figuras de mulheres.
A Secretária da SPM, Julieta Palmeira, ressaltou que a campanha utiliza a festa popular para promover uma discussão saudável. “O São João é uma festa muito característica da nossa região, e esse ano decidimos usar este espaço para a promoção de uma consciência coletiva, de governo e sociedade, para o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher. Queremos relações saudáveis entre homens e mulheres, e lembramos que, depois do ‘não’ de uma mulher, tudo é assédio”.
A secretária ainda acrescentou que, na abertura dos shows no palco principal, que ocorre na sexta-feira (21), todas as apresentações serão de artistas mulheres, entre cantoras e percussionistas. Ela afirma que é um ato simbólico para mostrar o protagonismo da mulher na música.
O São João do Pelourinho contará com grandes nomes do forró, que irão se apresentar no palco principal da festa, a partir de sexta. Na lista estão nomes como Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.