Turismo

Turismo discute ações para expansão da economia na Costa dos Coqueiros

Reunião aconteceu nesta sexta-feira (17)
Ascom Setur , Salvador | 17/05/2019 às 18:26
Costa dos Coqueiros
Foto: Tatiana Azeviche

Ações conjuntas visando ao incremento do fluxo turístico e ao conforto dos visitantes aos municípios da Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte baiano, foram discutidas, nesta sexta-feira (17), durante visita do secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, a empreendimentos hoteleiros daquela região.

No resort Grand Palladium, o secretário percorreu as instalações e verificou os serviços oferecidos.  Empreendimento que possui mais de mil funcionários, 654 apartamentos e seis restaurantes, o Grand Palladium registra, neste fim de semana, ocupação de 92%.

Inaugurado em 2010, o Grand Palladium tem público constituído por turistas argentinos e espanhóis, além de brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. De acordo com o subdiretor, Paulo Fernandes, o grupo tem investido em promoção na Argentina e planeja ampliar suas atividades com novos empreendimentos na região de Imbassaí.

O secretário deu ênfase ao trabalho de promoção do destino turístico realizado pela Setur, no Brasil e no exterior. E procurou conferir como andam o abastecimento de água e energia, a fim de diagnosticar quaisquer gargalos que possam afetar a qualidade do atendimento.

Em Itanagra, Fausto Franco conheceu a área de 2 milhões de metros quadrados que vai abrigar projeto de construção do complexo Porto Esmeralda. O empreendimento residencial e turístico deve ser lançado em 2020 com valor de investimento estimado em cerca de 35 milhões. O mercado europeu é um dos alvos para comercialização do Porto Esmeralda.

Recepcionado pelo empresário Bartolomeu Gelabert e pelo vice-prefeito Luciano Rangel, o secretário ouviu explanação sobre o potencial da localidade para o turismo. Eles reivindicaram promoção, com o propósito de acelerar o desenvolvimento da atividade turística naquela região.

No Iberostar, em Praia do Forte, Fausto Franco foi recebido pelo diretor Ramón Girón e pelo diretor de operações, Jesús Bosque, que falaram do positivo desempenho do resort. São boas as taxas de ocupação. Neste final de semana, por exemplo, terá ocupados todos os 536 apartamentos do Iberostar Praia do Forte. Outra etapa do empreendimento, o Iberostar Bahia, com 632 quartos será reaberto em 1 de junho, após investimento em requalificação das dependências do hotel.

A Argentina é o principal emissor de turistas internacionais que procuram o Iberostar todos os anos - correspondem a 20%. Já entre os mercados nacionais, o destaque é São Paulo (42%).

  Os empreendimentos visitados têm capital espanhol e estão articulados por meio do grupo de Aproximação Brasil/Espanha em Cultura e Comércio (Abrescco), que possui Enrique Ambrósio entre seus líderes. O grupo atua no apoio a empresas espanholas interessadas em investir no Brasil.