segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Turismo

Solar Amado Bahia é reformado e contribui para turismo na Ribeira

O imóvel será aberto ao público nesta quarta-feira (8)
Ascom Setur , Salvador | 08/05/2019 às 14:53
Ascom Setur
Foto: Tatiana Azeviche

Tombado em 1981 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e totalmente reformado, o centenário Solar Amado Bahia é um novo atrativo do bairro da Ribeira, em Salvador. O imóvel será aberto ao público nesta quarta-feira (8) como museu do sorvete e sorveteria.

Construído em 1904, o imponente prédio de dois andares, cercado por varanda e protegido por belo gradil, era casa de veraneio da família do empresário Francisco Amado Bahia. Mais tarde, abrigaria instituições como a Associação dos Trabalhadores do Comércio, até ser adquirido em leilão pelo empresário Natanael Couto.

Presente à reinauguração do casarão, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, destacou a importância arquitetônica e histórica do prédio em um bairro que reúne belezas naturais como a Ribeira, na Cidade Baixa. “A região tem potencial turístico ainda mais valorizado com a reforma deste imóvel, que é um patrimônio, além de abrigar um espaço que conta a história do sorvete”, disse.

O solar preserva elementos da decoração original, ostenta um colorido leve e encanta pela riqueza dos detalhes arquitetônicos. O primeiro andar abriga o museu do sorvete, que inclui máquinas históricas de fabricação do produto. Na área do fundo fica a sorveteria. Já o andar superior reúne aposentos e mobiliário que remetem aos tempos da família Amado Bahia.