Turismo

A origem da Paella, o prato mais típico da Espanha, por NARA FRANCO


Reza a lenda que há uma história acontecida pelos idos da Guerra da Independência sobre um general francês, uma paella e a mulher que a fazia
Nara Franco , RJ | 04/05/2019 às 08:29
Paelha autêntica valenciana do La Masia
Foto: NF
Fui à Espanha e comi uma paella. Claro! Como não? A Paella é o prato mais tradicional da gastronomia espanhola. É a feijoada do país. Fui, sentei, comi e acabei descobrindo algumas coisinhas sobre esse prato maravilhoso. A Paella nasceu nas zonas rurais da cidade de Valencia entre os séculos XV e XVI. Surgiu da necessidade de se ter um prato fácil de preparar e seu ingredientes originais eram as aves, coelho, verduras, arroz, açafrão e azeite de oliva. Os ingredientes eram cozidos em água com a lenha de ramos de laranja, que ao mesmo tempo davam um sabor e odor característicos. 

Reza a lenda que há uma história acontecida pelos idos da Guerra da Independência sobre um general francês, uma paella e a mulher que a fazia. O general francês teria ficado tão impressionado com a paella, que os dois fizeram um acordo: para cada novo prato feito ele libertaria um prisioneiro espanhol. A mulher, dizem, teria conseguido libertar 176 prisioneiros. Verdade ou não, há pelo menos dois tipos de Paella a serem degustadas. A tradicional valenciana com frango e coelho e a de frutos do mar. 

Muitas histórias cercam o prato. Além do general e das 176 tipos diferentes de paella, há uma outra lenda que diz que o nome do prato é a derivação de "por ella" ou "para ella" e que teria sido criado por um homem que fez o prato para agradar à namorada. O "para ella" virou "paella". Faz sentido, mas assim como o general, ninguém sabe onde começa e termina a verdade. É mais provável que o nome tenha surgido do latim, uma vez que frigideira - em latim - é patella. A palavra paella em valenciano (o idioma falado em Valencia) significa sartén (frigideira em português) e foi emprestada do francês do final do século XVI. Foi sinônimo em espanhol de “arroz valenciano” ou “arroz a la valenciana” a partir de 1900.

Os espanhóis dizem que uma Paella nunca é igual a outra e elas são servidas nos restaurantes em panelas enormes, que vão para os clientes em pratos individuaus. Terminada a panela, é preciso esperar pela próxima. É um prato que permite qualquer combinação. Mistura-se pimentões, cebolas, pato, coelho, avesm, mariscos, vagens, arroz com mais caldo, arroz mais seco. Tudo varia de acordo com o gosto do chef. 

Para fazer o prato é preciso utilizar a paella, a frigideira redonda e de ferro, que armazena os ingredientes, cozinhando-os de maneira uniforme. Com receita ou sem receita, a paella é uma experiência de sabores. Catalã ou valenciana, o prato é item obrigatório de quem está em terras espanholas. Não deixe de acompanha-la com um bom vinho tinto ou branco.