Turismo

Praga: roteiro a pé ou de barco na cidade mais charmosa da Europa

Praga é a capital da República Checa
Nara Franco , RJ | 02/05/2019 às 13:46
Dicas do Bahia Já e a Ponte de Carlos, o local mais visitado
Foto: Tasso Franco
Praga é uma das cidades mais visitadas da Europa. Por ser pequena, pode ser visitada em dois ou três dias. 
Comece pela Praça da Cidade Velha, onde você vai encontrar as atrações mais conhecidas do lugar. 

Por ser bem central, chegar na praça não é difícil, principalmente de metrô. Confira o Relógio Astronômico e faça um tour completopela Igreja de Nossa Senhora Diante de Týn (entrada gratuita). Outra igreja que vale uma visita é a de São Nicolau (também 0800).

A Torre do Relógio vale como ponto de localização. Por sua rua chega-se a Ponte Carlos. Dela você terá as melhores vistas e fotos de Praga. 

Diz a lenda que se o visitante passar a mão na parte dourada da escultura embaixo da estátua de São João Nepomuceno voltará à cidade. 

A ponte conta com uma torre conhecida como Torre da Ponte Carlos, que abre diariamente das 10h as 22h (nos meses de inverno até às 18h). Lembre que Praga não utiliza o Euro como moeda. A entrada para a torre sai por 90 coroas. 

Se você é fã do escritor Franz Kafka, Praga conta com um museu dedicado ele na Cihelná 2b, aberto todos os dias das 10h as 18h. Para mais informações acesse http://www.kafkamuseum.cz.

Para passeios fora do centro, o ideal é conhecer o Castelo de Praga. Mas prepare-se para uma caminhada, já que a estação mais perto do metrô não fica asssim muito próxima. Se bater preguiça ou se o frio ou calor apertarem, pegue um bonde. 

Chegando ao castelo, você pode optar pelas áreas gratuitas ou pagas. As gratuitas abrem diariamente das 6h as 22h. Nelas, você verá o pátio interno do castelo, os jardins e a área livre da Catedral de São Vito. Já as áreas pagas compreendem a Basílica de São Jorge, a Rua Dourada, a Catedral de São Vito (completa) e a Grande Torre Sul. 
Os ingressos variam de 250 a 350 coroas a depender do circuito que o visitante deseja fazer. 

O Bairro Judeu de Praga, conhecido como Josefov, é outra atração turística que vale ser conferida pela história da religião e arquitetura dos prédios e sinagogas do lugar. Lá você encontrará a Sinagoga Velha-Nova, o Velho Cemitério Judeu, a Sinagoga Espanhola e o Museu Judaico. Esse passeio pode ser comprado como um pacote conhecido como Circuito Judaico com ingressos variando de 220 a 530 coroas. 

Para quem não pode andar ou prefere passeios menos cansativo, Praga oferece boas opções de passeios de barco. 

Há cruzeiros pelo Rio Vltava. O passeio é bem tranquilo e mostra outro ângulo da cidade. Você pode escolher entre passeios longos e passeios curtos. Tudo vai depender do tempo que você pretende gastar.

A melhor empresa é a Prague Boats, que oferece todo tipo de barcos e passeios. 

Antes de viajar, confira a cotação da coroa. Em geral, 1 coroa equivale a menos de R$ 1.