Turismo

MUCUGÊ quer criar a rota das Frutas Vermelhas para movimentar turismo

Mucugê desenvolve novo atrativo para diversificar atividade turística
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/04/2019 às 16:59
Mucugê e os atrativos naturais
Foto: DIV


A formatação de um novo produto turístico em Mucugê, na Chapada Diamantina, foi discutida por representantes do município em reunião com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, nesta quarta-feira (10). A intenção é criar a Rota das Frutas Vermelhas – um novo atrativo para diversificar a atividade turística.

Com temperaturas amenas, o município da Chapada Diamantina já produz morango, que é vendido nas capitais do Nordeste. Agora, produtores da agricultura familiar de Mucugê investem também no cultivo de outras frutas vermelhas, como amora preta, framboesa, pitaia, fisális e mirtilo.

“Nossa ideia é desenvolver a rota para o turismo rural, mostrando a vantagem de associar a produção agrícola à atividade turística. Pelo menos 10 propriedades já têm produção regular e podem se estruturar para receber visitantes”, explicou o secretário do Turismo de Mucugê, Euvaldo Ribeiro, ao pedir apoio da Setur para a roteirização e qualificação dos produtores.

Para o secretário estadual do turismo, Fausto Franco, a região, destaque na produção de cafés premiados, será fortalecida também com a criação da Rota das Frutas Vermelhas. “A Chapada Diamantina é rica em belezas naturais, cultura e história. Mucugê é um dos principais destinos da região e tem buscado alternativas para combater a sazonalidade do turismo”.

Calendário de eventos – Uma das principais iniciativas para atrair turistas durante todo o ano é resultado da associação da Prefeitura de Mucugê com o trade local. O calendário de eventos do município garante a realização de pelo menos um evento por mês, a fim de atrair visitantes. Um deles é a Feira Literária de Mucugê (Fligê), que garante alta taxa de ocupação dos meios de hospedagem locais.

No feriado prolongado da Semana Santa será realizada a Corrida do Diamante (dia 20), cujo percurso usa trilhas historicamente utilizadas por garimpeiros para explorar minérios da Chapada Diamantina. Para o período, a ocupação hoteleira já chega a 80%, mas a busca por hospedagem deve ser intensificada até o próxima semana, podendo chegar a 100%.

Junto com Euvaldo Ribeiro, o secretário da Agricultura de Mucugê, Tiago Profeta, e a empresária integrante do Conselho Municipal de Turismo, Ângela Pina, pleitearam apoio para fortalecer o calendário de eventos e melhorias no aeroporto de Lençóis, estradas e serviços de telecomunicação. Também participaram do encontro o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila, e o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges