Turismo

PLAZA DE TOROS VALENCIA é um dos monumentos mais visitados da cidade

Milhões de pessoas visitam a plaza e o anfiteatro todos os anos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/04/2019 às 05:13
Plaza de Toros de Valencia a maior da Espanha
Foto: BJÁ
  Um dos locais mais visitados em Valencia, Espanha, é a Praça de Toros situada no casco antigo da cidade e construída entre 1850 e 1859, sendo uma das mais antigas de Espanha. De estilo neoclássico, foi inspirada na arquitectura civil romana, como o anfiteatro Flávio (Coliseu) e o anfiteatro de Nomes (França). Teve como arquitecto o valenciano Sebastián Monleón Estellés.

   Milhares de pessoas todos os dias a visitam e nesta primavera está em reforma, nem sempre tendo-se acesso ao anfiteatro. Por sorte, conseguimos. No inverno passado havia neste local uma feira de artesato e de gastronomia. Hoje, não há mais touradas em Valencia. 

   A estrutura da Praça tem a forma de um polígono de 48 lados, com 384 arcos no exterior, executados em ladrilho de estilo neo-mudéjar. Nesta Praça verificaram-se alternativas de toureiros famosos, como a do sevilhano Curro Romero e a do valenciano Enrique Ponce. Há uma estátua de um deles onde se pode tirar fotos ao lado.

  O edifício tem uma altura de 17,65 metros de altura e 52 mts. de diâmetro no anel. Externamente, tem quatro pisos de arcada, com arcos de tijolo, carpanels no piso térreo, meio ponto no resto e balaustradas de pedra. No interior, ele tem um layout de 24 camadas e, nele, duas galerias apoiadas em pilares de fundição. As principais corridas acontecem durante as Fallas e a Feira de Julho.

   Está localizada no coração comercial de Valência, entre a Estación del Norte, a rua Xátiva e a poucos metros da Plaza del Ayuntamiento. Xátiva é a estação de metrô mais importante de Valencia, de transbordo para Norte/Sul. E a Estação Norte é a base dos trens metropolitanos e também para Barcelona, Zaragosa, Madri, Paris, Lisboa, Londres e Amesterdam, entre outros.

   Antes da construção da praça de touros, as comemorações das touradas eram realizadas principalmente na Praça do Mercado, em frente à Lonja. Mas em 1850 o governador Melchor Ordóñez ordenou o projeto de uma praça fixa, que começa a ser construída até 1860 e cujo arquiteto responsável é Sebastián Monleón. Ela se destaca como uma das maiores praças de touros da Espanha, estilo neoclássico e inspirada no Coliseu de Roma.

   No dia 22 de junho de 1859 uma tourada com Nazario Carriquiri e Viuda de Zalduendo pelo destro Francisco Arjona Cúchares, considerou a inauguração oficial. Mas está realmente terminado em 1861 com uma corrida do Duque de Veragua que Antonio Sánchez 'El Tato' enfrenta.

   A praça de touros é propriedade do Hospital Geral de Valência, embora seja a Diputación que a administra. Ao longo do tempo, a praça de touros passou por uma guerra, tornando-se uma prisão e um campo de concentração para prisioneiros; um incêndio em 1946 que destruiu metade da praça e uma inundação em 1957, que foi a maior inundação que o rio Turia teve e fez com que a cidade de Valência mudasse para sempre. 

   Para se tornar a praça que conhecemos hoje, foram necessárias três reformas, a última em 2010. Ela tem três andares e um diâmetro externo de 108 metros. Em 1983, foi declarado Patrimônio de Interesse Cultural.