Turismo

Barcelona: cidade mais desejada da Espanha continua linda, TASSO FILHO

Uma cidade que recebe milhões de turistas todos os anos e é a mais cobiçada da Espanha, a rainha do Mediterrâneo
Tasso Filho , Barcelona | 22/03/2019 às 18:29
Sagrada Familia
Foto: TFF

Após 14 anos tive a oportunidade de voltar a maior metrópole do Mar Mediterrâneo e para mim, a melhor cidade do mundo, Barcelona; um dos grandes centros econômicos e culturais da Europa. Cidade da moda, da arte de rua e do skate. Tão histórica quanto moderna em arquiteturas e ideologias, de noite agitada em qualquer dia da semana. 

      Não muito distante de onde resido, em Valência, a viagem dura aproximadamente 3 horas de carro e 4h de ônibus em uma autopista que corta as montanhas e segue pelo litoral; muito bem estruturada e com muitos pedágios. 

Ao chegar em Barcelona, é perceptível uma mudança na atmosfera, a energia da cidade contagia só pelo simples fato de se “estar em Barcelona”. Com apenas poucos minutos andando pelas ruas tive um “Deja Vu” ao passar pelo Arco do Triunfo e lembrar que em 2005 eu estava passando exatamente naquele local e entrando pela charmosa e apertada ruela da “Carrer de Sant Pere Mes Baix” na esquina do Bar Candela, onde Seo Franco estava passando uma temporada; e comentei com minha Lady “Minha memória é boa, conheço todas as ruas, vamos por aqui”.

      E estava certo, seguimos para nosso hotel na rua Jaime I, perto do Ayuntamento de Barcelona e do bairro Gótico. 

El Gòtic, ou Bairro Gótico, é um dos quatro bairros que formam a Ciutat Vella em meio as muralhas romanas e seu nome é uma referencia ao estilo gótico de suas construções. É o bairro mais badalado da cidade com uma grande variedade de restaurantes, bares, boates, lojas e igrejas. Lá fica um dos principais pontos turísticos, a Catedral. 

     A Catedral de estilo gótico foi construída nos séculos XIII e XV e é impressionante. Sua fachada neogótica é fotografada milhares de vezes por dia. Diferente de Valência, moradores de rua são vistos com frequência e dizem que é bom ficar esperto com os pertences ao passear pelo centro. O que eu já sabia pois, como bom brasileiro que sou ando sempre ligado e na minha experiencia anterior lembro de ter visto um assalto lá em 2005, bem em frente a Catedral. Mas nada que estrague a beleza e a magia do local.

    Ainda no El Gòtic (em catalão), a 5 minutos andando da Catedral, fica o La Luna. Tradicional bar e restaurante que tem longas filas de espera todos os dias. Um dos mais disputados e charmosos bares, com uma arquitetura de uma clássica taberna espanhola mas não muito frequentada pelos espanhóis, só se ouvia falar inglês no restaurante. 

    Os drinks são o ponto forte do La Luna, que acompanhados de uma tábua de queijo e de um risoto de cogumelos fazem a noite de qualquer casal. Uma curiosidade sobre Barcelona é que diferente de Valencia, se ouve muito inglês nas ruas e é perceptível a quantidade de estrangeiros e turistas que ali estão. 

     SAGRADA FAMILIA

    Outra grande, se não a maior, atração turística da cidade é o Templo Expiatório da Sagrada Família. A igreja que está sendo construída desde 1882 é de tirar o fôlego e claro, muitas fotos. A Sagrada Família é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e foi desenhada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudi, que dedicou 40 anos de sua vida à construção desse imenso e complexo templo católico. A curiosidade é que Gaudi morreu atropelado por um bonde enquanto apreciava a construção. O preço para visitar é de 33 euros e tem que ser comprado com antecedência. 

    A quantidade de turistas no local impressiona e o policiamento também. A Sagrada Familia fica a uma caminhada de 36 minutos do centro da cidade mas para quem não encara uma boa andada, existe a estação de metrô “Sagrada Familia” L2 e L5. Por sinal, o serviço do metrô de Barcelona é excelente e atende todas as áreas da cidade. 

   O bilhete custa 2,20 euros. Além da Sagrada Familia, Gaudi possui importantes obras na cidade como o Parque Güell e a Casa Battló(que está em reforma e custa 25 euros para visitação). Desta vez não pude visitar por conta do tempo mas o Parque Güell é sensacional. Considerado Patrimônio da Humanidade, o parque é o expoente máximo do modernismo catalão.

     ORLA DE CINEMA

    Banhada pelo Mar Mediterrâneo, a orla de Barcelona é coisa de cinema. Organizada, limpa e com estruturas para praticas de esportes, a “Barceloneta” tem seu auge no quente verão espanhol, mas durante todo o ano inúmeros restaurante de qualidade, lojas, bares e as melhores boates da cidade compõe a paisagem a beira-mar. 

    Seguindo do Porto Velho até a Praça da Catalunha fica a La Rambla, uma série de pequenas ruas que se juntam e formam uma via com bares, restaurantes, lojas e hotéis. Um charme. Lá, fica o famoso La Boqueria ou Mercado de São José; que é o mercado mais antigo da região. Ele foi inaugurado em 19 de março de 1840 - dia de São José. Nele, se vende literalmente de tudo; frutas, legumes, carnes, queijos, vinhos, bocadilhos, jamons, peixes e mariscos. Uma excelente opção para se fazer um lanche rápido ou para passar o tempo se deliciando com comidas típicas espanholas.

     Para quem pensa em fazer uma viajem a Europa, é um destino para todas as idades que não pode faltar. Andar pelas ruelas do El Gòtic, conhecer a Sagrada Familia, ver o por do sol na Barceloneta  e comer um bocadilho na La Boqueria são experiencias únicas. Com certeza estarei de volta em breve. Até a próxima.