Turismo

Ilê Aiyê leva 45 anos de história para as ruas do Carnaval 2019

Com tema “Que Bloco é Esse?”, entidade inicia festa com tradicional saída do Curuzu e segue para os circuitos Mãe Hilda (sábado) e Osmar (domingo, segunda-feira e terça-feira)
Viva Interativa , Salvador | 25/02/2019 às 18:55
Presidente Antônio Carlos Vovô
Foto: divulgação

Se o surgimento do Ilê Aiyê ressignificou o Carnaval de Salvador pedindo passagem para o povo negro na festa, comemorar os 45 anos do bloco na avenida é também celebrar a história do primeiro bloco afro do Brasil e todas as conquistas alcançadas desde o seu primeiro desfile em 1974. Não à toa o tema do Carnaval 2019 da entidade é “Que Bloco é Esse?”, numa referência à canção de Paulinho Camafeu que embalou sua primeira aparição.

Pra mim é muito gratificante colocar o bloco na rua mais um ano. Somos o primeiro bloco afro e há 45 anos ininterruptos estamos desfilando no Carnaval mesmo com toda dificuldade que a gente enfrenta, então é hora de celebrar as conquistas que acompanham o surgimento do Ilê Aiyê, essa transformação que a cidade sofreu na musicalidade, na estética, no resgate da autoestima do povo negro e, sobretudo, no despertar desse sentimento de negritude, que fez com vários outros blocos afro surgissem na Bahia, no Brasil e até no mundo”, realça Antônio Carlos Vovô, fundador e presidente da entidade.

Ele conta que participações de artistas podem acontecer de surpresa durante os desfiles e adianta que a expectativa é grande para o tradicional cortejo que dá início ao Carnaval da entidade, no sábado de Carnaval (2/3), no Curuzu. “É uma data muito marcante, um momento muito especial, importante para todos nós que começamos essa história, para quem participa do Ilê hoje, enfim para a primeira, segunda e terceira gerações do bloco, que irão comemorar juntas esses 45 anos”, comenta.

PROGRAMAÇÃO - O Carnaval do Ilê Aiyê começa oficialmente no sábado de Carnaval (2/3), com a sua tradicional saída no Curuzu, no circuito Mãe Hilda (ladeira do Curuzu ao Plano Inclinado da Liberdade). O tradicional cortejo acontece às 21h, com concentração a partir das 20h, em meio a uma cerimônia religiosa presidida pela mãe de santo Hildelice Benta, ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu. Logo após a chegada no Plano Inclinado, o bloco segue para o Corredor da Vitória, onde inicia o seu primeiro desfile no circuito Osmar (Campo Grande), às 2h da madrugada do domingo (3/3), em direção a Praça da Piedade.

Já na segunda (4/3) e na terça-feira (5/3) de Carnaval, o Ilê Aiyê leva o seu espetáculo cênico-musical para o circuito Osmar. Comandado pelo som marcante da Band’Aiyê, o bloco sai acompanhado de um cortejo comemorativo ao tema do Carnaval com destaque para o carro que se transforma em um verdadeiro altar para a recém eleita Deusa do Ébano 2019, Daniele Nobre, e para as princesas Nana Sarah e Gleiciele Teixeira, eleitas no último dia 16 na 40ª Noite da Beleza Negra, festas das mais concorridas e tradicionais do calendário de verão de Salvador.


SERVIÇO:

1º Dia – 2/03/19 (Sábado)

Circuito Mãe Hilda.

Primeiro desfile: Concentração no Curuzu (20h às 21h), seguindo até Plano Inclinado da Liberdade.

Segundo desfile: a partir de 2h da madrugada de domingo (3/03), saindo da Vitória  em direção a Piedade.

 

2º Dia - 4/03/19 (Segunda)

Circuito  Osmar

Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)

Saída prevista: 19h

 

3º Dia – 5/03/19 (Terça-feira)

Circuito  Osmar

Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)

Saída prevista: 19h

 

TEMA: “Que Bloco é Esse?”