Turismo

Espaço Baleia Jubarte é a mais nova atração turística de Vitória

Centro interpretativo inédito no ES traz nova vida à Praça do Papa
Eduardo Melo , Vitória | 22/02/2019 às 19:16
Espaço Baleia Jubarte é a mais nova atração turística de Vitória
Foto: divulgação

Os capixabas já contam com mais um equipamento na capital dedicado à educação, lazer e turismo: é o Espaço Baleia Jubarte - Vitória, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, e inaugurado nesta quinta-feira (22/2) na Praça do Papa.

Tendo por foco conscientizar o público para a presença sazonal, no inverno e primavera, das baleias-jubarte nas águas do Espírito Santo, e ocupando a área do antigo Memorial da Paz, o Espaço terá, entre outras atrações, uma exposição com painéis, réplicas em tamanho real e ossadas desta e de outras espécies de cetáceos (baleias e golfinhos) existentes no Estado; vídeos curtos sobre ovtrabalho de pesquisa e conservação das baleias realizado pelo Projeto Baleia Jubarte há 30 anos no Nordeste  e Sudeste do Brasil; e atendimento de monitores capacitados para apresentar o mundo marinho aos visitantes, em particular ao público escolar.

Além de servir para a realização de palestras, simpósios e seminários, e dar apoio às equipes de pesquisa, o Espaço também deverá funcionar, já a partir desta temporada, como ponto de apoio para o turismo de observação de baleias. No local, que tem uma belíssima vista da Baía de Vitória e do Convento da Penha, será estruturado um píer para atracação de embarcações que fazem esse passeio. O público interessado na vida marinha também poderá desfrutar de uma visita ao Projeto TAMAR, que se encontra a curta distância dali. O Espaço Baleia Jubarte também terá exposições artísticas e culturais temporárias, organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, e pode ser visitado de terça a domingo das 9:00 às 18:00.