Turismo

Ursos polares invadem cidade em arquipélago russo

Especialistas estão a caminho de Belushya para lidar com a situação
Nara Franco , Rio de Janeiro | 12/02/2019 às 08:41
Ursos polares invadem cidade em arquipélago russo
Foto: divulgação

Os moradores da cidade de Belushya Guba, no arquipélago russo de Nova Zembla, estão assustados com uma invasão  de ursos polares.

“Eles se tornaram insolentes. Isso é assustador” disse a moradora Anastasia Bondarenko ao Siberian TimesDe acordo com as autoridades locais, os animais chegaram em dezembro de 2018 e não deixaram a cidade. Desde então os moradores vêm gravando vídeos dos animais circulando pela cidade. As cameras de segurança tambem flagram os ursos passeando calmamente. 

"Há casos de comportamento agressivo de animais selvagens — ataques a pessoas, penetração em edifícios residenciais e de escritórios”, alerta o vice-chefe da administração local, Aleksandr Minayev. "Na aldeia existem constantemente de seis a dez ursos polares.”

De acordo com a reportagem do Siberian Times, especialistas estão a caminho de Belushya para lidar com a situação uma vez que é proibido atirar nos animais.

A explicação para a invasão pode ser explicada pela alteração do clima no Ártico, uma das regiões mais afetadas pelo aquecimento global. Como os ursos encontram cada vez menos comida, acabam tendo que ir cada vez mais longe para comer.