ter?a-feira, 19 de mar?o de 2019
Turismo

Centro do Rio oferece opções de passeio para quem busca cultura

O samba também dá o tom nas noites do Trapiche Gamboa
Nara Franco , Salvador | 10/01/2019 às 11:05
Centro do Rio oferece opções de passeio para quem busca história, boa gastronomia e cultura
Foto: divulgação

O calor no Rio de Janeiro está de matar e nesse clima, todo mundo corre para a praia. Mas quem quiser fugir do óbvio, o Centro da cidade oferece diversas opções de lazer, combinandon galerias, prédios históricos, restaurantes tradicionais, livrarias e museus. 

A primeira parada é a Cinelândia e o belíssimo Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O entorno da Praça Floriano podia estar mais bem cuidado, porém ainda é embleático por sua inportância histórica. Entre as novidades, vale conhecer o Teatro Riachuelo na Rua do Passeio. Se você está em busca de agito, pedida certeira na sexta-feira é o happy hour do Rivalzinho, com DJs tocando de graça na rua. 

Quem gosta da porção histórica, os sobrados das ruas do Ouvidor, do Rosário, do Mercado e o Arco do Teles, fazem parte da formação do Brasil como nação. Almoce no restaurante Rio Minho, de comida portuguesa ou uma cerveja geladíssima no  restaurante Antigamente ou café no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).  

Pertinho do CCBB você já pode conhever a Igreja da Calendária. Logo ao lado do CCBB, fica a Casa França-Brasil e suas mostras de arte contemporânea. Da Candelária, você pode seguir caminhando pela Orla Conde, com uma vista espetacular da Baía de Guanabara, até a Praça Mauá. 

Lá, ficam o Museu de Arte do Rio, o Museu do Amanhã e o Acqua Rio. Percorrendo toda a região chega-se ao Sítio Arqueológico Cais do Valongo, porto de chegada de quase um milhão de escravos africanos ao Brasil. Em seu entorno, fica o Circuito da Herança Africana, com o Jardim Suspenso do Valongo, Espaço Cultural Pequena África, Espaço Cultural Casa da Tia Ciata, Centro Cultural Municipal José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos. No Largo de São Francisco da Prainha há diversas opções de restaurantes e botecos. Outra opção é subir o Morro da Conceição e almoçar no restaurante Imaculada. Às segundas, acontece a roda samba na Pedra do Sal. O samba também dá o tom nas noites do Trapiche Gamboa. No Afoxé Filhos de Ghandi, rodas de tambores acontecem esporadicamente (acompanhe a programação nas redes sociais).