ter?a-feira, 19 de mar?o de 2019
Turismo

Itacaré realiza Lavagem das escadarias da Igreja de São Miguel

A realização foi do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, com o apoio da Prefeitura de Itacaré
Ed Camargo , Itacaré | 05/01/2019 às 07:58
Itacaré realiza festa da Lavagem das escadarias da Igreja de São Miguel
Foto: divulgação

Centenas de itacareenses e turistas, das mais diversas religiões, credos e crenças, participaram no último domingo, em Itacaré, da Lavagem da Igreja de São Miguel, um evento cultural, turístico, religioso e folclórico que uniu a fé, devoção e muita alegria. A realização foi do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, com o apoio da Prefeitura de Itacaré.

O clima de alegria e tradição tomou conta da cidade. Logo cedo as baianas já se concentravam na Praça do Canhão com seus trajes típicos, vassouras, aguidás, jarros, flores e muito perfume. A ideia era reviver o melhor da tradição baiana e desejar energias positivas para o ano de 2019. Logo Itacareenses e turistas se aproximaram para fazer parte da festa, com direito a muito axé e alegria, unindo todos os povos.

E não faltaram as rodas de capoeira com seus passos e ritmos, E ao som dos tambores e atabaques as baianas comandaram a alegria no tradicional samba de roda. O cortejo saiu da Praça do Canhão, seguindo em procissão até a igreja de São Miguel Arcanjo, onde aconteceu a lavagem das escadarias. Uma grande festa marcou o evento, com muito samba, alegria, fé e energias positivas.

A presidente do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, Diana Quadros, explica que a proposta foi de iniciar uma tradição para mostrar toda a cultura da cidade, as manifestações folclóricas, os ritmos, as cores, a arte e as belezas da Bahia. O objetivo, segundo ela, foi fazer uma grande festa unindo a todos, itacareenses e turistas, para que seja incluído no calendário de eventos da cidade. Além dos grupos e manifestações culturais de Itacaré, a festa teve a participação de baianas e grupos afros de Ilhéus e de Taboquinhas.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabenizou os organizadores pela iniciativa de realizar a lavagem da Igreja Matriz de São Miguel, não somente pelo resgate da cultura e da tradição da cidade, como também pela oportunidade de mostrar aos turistas e moradores parte da rica cultura do município. De acordo com ele, tudo o que venha incrementar o turismo, proporcionar atividades de lazer e divulgar a cultura, a arte e o folclore da cidade terá o apoio do governo municipal.