Turismo

MERCADO CENTRAL DE VALENCIA ABASTECE A CIDADE E OS TURISTAS ADORAM

Mercat Central (assim se encreve em valenciano) fica no bairro el Carmen
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/12/2018 às 13:10
Tenda de queijos, salames e jamons
Foto: BJÁ
Uma boa parte das familias de Valencia, Espanha, os hotéis, bares e restaurantes se abastecem de frutas, verduras, pescados, jamons, ingredientes para paellas e outros no Mercado Central da Cidade no bairro histórico de El Carmen. 

Trata-se de um mercado antigo instalado a partir de 1839 quando o local foi usado para inaugurar um mercado ao ar livre chamado Mercat Nou. No final do século, a cidade de Valência patrocinou um concurso para a construção de um novo mercado coberto. 

Um novo concurso em 1910 selecionou o projeto atual de Alejandro Soler March e Francisco Guàrdia Vial, que havia treinado na Escola de Arquitetura de Barcelona e colaborado com Luis Doménech Montaner. A construção começou em 1914 e não foi totalmente concluída até 1928 pelo arquiteto valenciano Enrique Viedma Vidal.

O Mercado Central de Valência é um dos maiores da Europa, abrange mais de 8.000 metros quadrados, em dois andares, com um estilo predominantemente valenciano de Art Nouveau. Seu teto incomum compreende cúpulas originais e seções inclinadas em diferentes alturas, enquanto o interior parece ser revestido em uma variedade de materiais como ferro, madeira, cerâmica e azulejos policromáticos. Destaca-se a beleza do edifício, especialmente devido à luz que entra pelo telhado em vários pontos, e através de painéis coloridos. 

O estilo combina um moderno estilo art nouveau valenciano, mas reflete algumas das influências arquitetônicas de edifícios próximos, como o estilo gótico valenciano Lonja de la Seda e a eclética igreja gótica barroca de Sants Juanes. Ela celebra o poder do ferro e do vidro para permitir a construção de grandes espaços abertos, mas ainda utiliza domos nos cruzamentos. 

Vende-se de tudo no mercado, desde peças de jamons que podem custar 3 mil euros e uma copa (taça ou copo) de vinho valenciano que custa R$2 euros. Taças de champagne e vinhos da Rioja são vendidos a 3 euros a Copa. Os pichos ou tira-gostos variam muito de preços, mas, em média pode-se petiscar e bem com 5 euros. Os restaurantes ficam na parte externa do Mercado (Mercat em valenciano) e a média de preços por uma paella é de R$10,90 euros um prato. 

Há pouco pechincha no mercado uma vez que todas as mercadorias têm os preços expostos à vista dos clientes. O bacalhau a 9 euros o k; a banana entre 1 a 2,6 o k; o tomate entre 1,50 a 3,50 (o valenciano) o k, os bocadillos são vendidos a E$2,50 com jamon serrano e a E$4,50 com o pata negra; cebola a 0,70 euros o k; as batatas a 0.90 do euro; e os morangos a 1.50 euro o k.

Tem de tudo, de enguias a carne de tubarão, carnes de porco, de boi, de carneiro e de aves. As tendas dejamons são belissimas com peças que vairam entre 59 euros a 180 euros as menores e mais baratas. Masa há peças de 1000/2000 euros.

O mercado é uma festa, pois, além dos moradores locais milhares de turistas o visitam diariamente.