Turismo

VIAGEM: Veja o que fazer se suas malas extraviam em aeroporto qualquer

Algumas medidas que você precisa adotar
Nara Franco , Salvador | 22/12/2018 às 15:42
Nunca deixe de identificar suas malas
Foto: BJÁ
Malas extraviadas são problemas (infelizmente) comuns. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) orienta aos que passarem por essa situação que procurem imediatamente o balcão da companhia aérea que cometeu a falha.

De acordo com a agencia, o passageiro deve procurar a empresa aérea logo após o desembarque e relatar o fato em formulário fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito. Para fazer a reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. 

No caso de extravio, caso a bagagem seja localizada pela empresa aérea, ela deverá ser devolvida no endereço informado pelo passageiro. 

Caso a bagagem não seja localizada, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias. O valor da indenização pode chegar até 1.131 Direitos Especiais de Saque (DES), em torno de R$ 6.000,00. O Direito Especial de Saque (DES) é uma moeda do Fundo Monetário Internacional cujo preço varia diariamente. A cotação pode ser consultada no site do Banco Central do Brasil. 

Cada companhia aérea segue uma norma no caso de extravio. 

A Latam promete levar a bagagem extraviada até o local indicado sem custos para o cliente. A Gol pede que seja entregue na companhia o documento de Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), possuindo a Gol o direito de efetuar a devolução da bagagem extraviada no prazo de até 7 (sete) dias da apresentação do protesto no caso de voos domésticos e 21 (vinte e um) dias em caso de vôo internacional. A Avianca oferece um sistema de rastreamento de bagagem online. Por meio do link oferecido no site da companhia, o passageiro, após preencher o formulário exigido para registrar a perda, consegue saber em tempo real o estágio de sua bagagem. Azul segue o padrão das concorrentes e também estabelece prazos entre 7 e 21 dias para encontrar a bagagem perdida.