Turismo

Os melhores lugares do mundo para apreciar o fenômeno da Aurora Boreal

O melhor momento para ver auroras boreais vai de outubro a março
Nara Franco , Salvador | 17/11/2018 às 15:43
Aurora Boreal
Foto: div

As auroras boreais são um fenômeno luminoso que pode ser observado durante os meses de inverno ao longo de uma faixa que se estende pelo Alasca, o norte do Canadá, Groenlândia, Islândia e o norte da Noruega, Finlândia e Rússia. Foi Galileu Galilei quem as batizou como auroras boreais, em 1619, tomando emprestado o nome da deusa grega do amanhecer, Aurora, e de Bóreas, o vento do Norte. 

O melhor momento para ver auroras boreais vai de outubro a março, embora em lugares como a Groenlândia já comecem a aparecer em agosto. Contrariando o que muitos acreditam, a maior concentração de auroras boreais não se dá nos polos, a sim numa faixa ovalada que os cerca, coincidindo mais ou menos com os círculos polares.

 

Os melhores lugares:

 

Noruega


Tromsø, as ilhas Lofoten e cidades como Kirkenes e Alta, na província de Finnmark, contam com voos diários a partir de Oslo, hotéis aquecidos e confortáveis e empresas de serviços turísticos que conhecem os lugares ideais para contemplá-las. Alta é também conhecida por seu hotel de gelo Sorrisniva Igloo, que reabrirá as portas para este inverno em 15 de dezembro. A companhia naval Hurtigruten acaba de iniciar sua temporada de cruzeiros de inverno com selo Northern Light Promise, com a garantia de um cruzeiro gratuito se o passageiro não conseguir ver as auroras boreais por causa das condições climáticas.

 

Islândia


No inverno, as condições climáticas são mais duras e muitas estradas ficam fechadas pelo mau tempo, mas por outro lado há auroras boreais, sobretudo no norte da ilha. Não é preciso se afastar de Reikjavik para vê-las: o farol de Grótta, em Seltjarnarnes, ou o morro do bosque de Oskjuhlid são dois bons observatórios. Outra possibilidade é se refugiar em algum alojamento rural. Alguns hotéis oferecem um serviço de despertador se auroras boreais aparecerem em plena noite, enquanto o cliente dorme.

 

Finlândia


O norte da Finlândia reúne as condições ideias para ver auroras. A meia hora de carro do aeroporto de Ivalo, o portal para a Lapônia finlandesa, o hotel Kakslauttanen, em Saariselkä, oferece alojamento em iglus feitos de vidro térmico para ver as luzes do norte sem sair da cama.

 

Groenlândia


Kangerlussuaq, na costa oeste da Groenlândia, tem 300 dias de céu limpo e é um dos lugares do mundo com maior probabilidade de observação de auroras boreais. Em Ilulissat, vilarejo de 4.700 habitantes e a 300 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico, encontra-se o hotel Arctic. Além dos quartos e suítes no edifício principal, seus cinco iglus metálicos são espaços perfeitos para quem deseja se alojar perto do fiorde gelado de Ilulissat, declarado patrimônio mundial pela Unesco. Cada iglu tem capacidade para duas pessoas.

 

Canadá e Alasca (EUA)


O Canadá tem mais de 200 espaços naturais protegidos que abrangem desde a cordilheira das Cascatas, na Colúmbia Britânica, até o parque nacional das Mealy Mountains, na península do Labrador. Yellowknife, a remota capital dos Territórios do Noroeste, Churchill, na baía de Hudson (Manitoba), e a região de Yukon, com apenas 34.000 habitantes na fronteira com o Alasca, são os melhores lugares para apreciar auroras boreais no inverno. A Artic Kingdom, com sede em Toronto, organiza tours em motos de neve pelas regiões remotas de Nunavut e a ilha de Baffin. Nos fins de semana de dezembro a março, o Alaska Winter Snow Train, mais conhecido como Trem das Auroras, viaja pelas paisagens nevadas do Alasca, entre Anchorage e Fairbanks, em busca das luzes do norte (são vistas em média 200 vezes por ano).