Turismo

Virada Sustentável lança programação no Espaço Cultural da Barroquinha

O maior festival de desenvolvimento sustentável da América Latina terá projetos em diferentes locais da cidade
Gess Alencar , Salvador | 15/11/2018 às 11:02
Projeto Axé se apresenta no lançamento da programação da Virada Sustentável Salvador
Foto: Genilson Coutinho

Com mais de 100 projetos espalhados por toda a cidade, a Virada Sustentável Salvador 2018 apresentou nesta última segunda-feira (12), no Espaço Cultural da Barroquinha, a programação que acontecerá entre 29 de novembro e 02 de dezembro. O lançamento contou a presença de Alice Barreto, condutora do Movimento Salvador Meu Amor, co-realizador do festival; Vivian Schaeffer coordenadora nacional da Virada Sustentável; André Fraga, secretário municipal de Cidade Sustentável e Inovação, representando o apoio da Prefeitura, e Laís Campos, responsável pelo Marketing Institucional da Braskem, patrocinadora do evento.

Representantes de parte dos projetos que estarão no festival também se apresentaram. Entre eles, Bernardo Mussi falou ao público sobre o Fundo da Folia; Flávia Veiga contou sobre o projeto CTE Capoeiragem; Edson Souto representou o Balé da Comunidade e o Laboratório Vivente de Abelhas foi apresentado por George Almeida. Ao final do lançamento, o público contemplou o samba de roda e capoeira o Projeto Axé.

Alguns dos projetos da Virada Sustentável

Belezas do Subúrbio


O Belezas do Subúrbio propõe um novo olhar sobre a periferia de Salvador com o registro de fotos do Subúrbio Ferroviário de Salvador, dos cenários, paisagens e das pessoas. Criado em 2015, como um hobby, tornou-se uma mídia de referência para quem deseja conhecer mais a região.  Hoje, a página no Facebook tem 179 mil seguidores, incluindo Portugal, Itália, Alemanha, França, Espanha, Suiça, Estados Unidos, Argentina e Angola. No Instagram, são 48 mil. Na Virada Sustentável, o projeto realizará dois passeios abertos ao público: o passeio de trem pelo Subúrbio, passando pela Calçada, Plataforma, Itacaranha até Paripe/Tubarão e uma visita ao Parque São Bartolmeu, conhecendo a sua história, com direito à trilha e banho de Cachoeira.


3º Round – Circuito de Rima Improvisada


O 3º Round, projeto independente, sociopolítico e racial, tem como objetivo fomentar o Hip Hop na Bahia e promover a inclusão de artistas da periferia nos grandes centros de artes e cultura do Estado. Incluindo atividades de dança e artes plásticas, o projeto tem cinco anos de atuação e é considerada a maior atividade fomentadora do HipHop no Norte/Nordeste, tendo servido de palco para novos talentos, a exemplo de Baco Exú do Blues e Larício Gonzaga (campeão do Duelo de MCS Nacional em Belo Horizonte, em 2014). Para a Virada Sustentável, o 3º Round traz um duelo de MCs com artistas da Bahia, Alagoas e Sergipe, envolvendo jovens da periferia numa disputa criativa de versos improvisados.


Tour Gastronômico na Feira de São Joaquim


Criada há dois anos, a aula-tour na Feira de São Joaquim tem o intuito de levar pessoas à busca histórica, econômica, social e cultural do espaço, com conteúdo educacional, visando também recolocar a Feira de São Joaquim no roteiro turístico oficial da cidade enquanto um “museu” a céu aberto, que resguarda as nossas raízes afrodescendentes. O roteiro, que estará na Virada Sustentável, inclui paradas em seis pontos da Feira, incluindo espaços da feira antiga, da área reformada, assim como o Mercado do Peixe, que funciona na feira. Durante a atividade, haverá ainda demonstração do processo de preparação de acarajé.


Remo Sem Fronteiras


O Projeto Remo Sem Fronteiras promove aulas gratuitas de remo para crianças e jovens de comunidades periféricas, e também pessoas com limitações físicas, atuando desde 2000. O projeto engloba aulas de Remo Olímpico Adaptado para jovens e adultos com deficiência física na lagoa do Parque de Pituaçu, e aulas de Stand UpPadle e Canoa Havaiana para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na Gamboa de Baixo. O Remo Sem Fronteiras também realiza oficinas de reciclagem, conserto e criação de novos materiais e equipamentos, oficinas de poesia, música, teatro e grafite, ações educativas e ambientais. Para a Virada Sustentável, além das atividades na lagoa do Parque de Pituaçu, o projeto levará a “Remada” na praia do MAM, com roda de capoeira, percussão, recital de poesia, meditação e palestras de conscientização ambiental, com a participação de projetos parceiros.