Turismo

Ronda Turística expande atuação em hotéis, bares e restaurantes

A operação tem início nesta sexta (9)
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 09/11/2018 às 06:29
Ronda Turística
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) ampliará a proteção ao visitante. Antes limitado aos pontos turísticos de Salvador, o atendimento será expandido para a rede hoteleira, bares e restaurantes. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (8), no Hotel Fiesta, na capital, em evento com a participação de representantes do setor turístico e hoteleiro e policiais militares. A operação tem início nesta sexta (9). 

“O policiamento turístico no Brasil tinha a característica de atuar somente nos pontos turísticas. Quebrando este paradigma, a PMBA, através do Beptur, vai passar a atuar nas zonas hoteleiras, restaurantes e arredores e aqueles locais onde o turista circula, proporcionando uma segurança de melhor qualidade”, afirmou o comandante da Beptur, Henrique Coelho.

A ampliação no policiamento também tem o objetivo de reduzir a sub-notificação de ocorrências. “Nós identificamos que os turistas não costumam prestar queixa quando são vítimas de qualquer tipo de crime. Com esta ronda, nós vamos ter as informações. Ainda que o turista não registre a queixa, o funcionário do hotel ou o guia turístico vai saber onde ocorreu o crime e a característica dos elementos. Assim, nós vamos coletar esses dados para alimentar o nosso banco e identificar a real situação dos crimes contra turistas no nosso estado”, acrescentou o comandante.

Com esse formato, a Ronda Turística começará os trabalhos por Salvador e, posteriormente, atenderá os destinos do Litoral Norte. O Beptur foi criado em 2015 e atua em todo o estado, durante o ano todo. O batalhão dispõe de quatro carros itinerantes, uma base móvel e cinco motocicletas. No Aeroporto Internacional de Salvador, o Beptur funciona em um posto de policiamento bilíngue, diariamente, durante as 24 horas.