Turismo

TURISTANDO POR VALENCIA: Um dia na cidade das artes, por TASSO FILHO

O Cidade das Artes e das Ciências fica na cidade de Valencia, Espanha
Tasso Filho , Valencia, Espanha | 20/10/2018 às 11:55
Projeto do arquiteto Santiago Calatrava
Foto: TFF

Com 2155 anos de história, Valencia tem muito para se ver. Continuando nossa série sobre essa surpreendente cidade espanhola hoje é dia de falar sobre um dos 12 tesouros da Espanha, o Ciutat de les Arts i les Ciències. Em português claro, “Cidade das Artes e das Ciências”.

O Ciutat de les Arts i les Ciències é incrível. Trata-se de um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento composto por 7 magníficas construçōes. O complexo foi desenhado pelo arquiteto valenciano Santiago Calatrava (o mesmo que projetou o Museu do Amanhã-RJ) e inaugurado em 1998 com apenas uma das construçōes finalizadas, o L’Hemisfèric . 

    Hoje, com todos os edifícios finalizados, os componentes do Ciutat de les Arts i les Ciències são o L'Hemisfèric , El Museu de les Ciències Príncipe Felipe, L'Umbracle , L'Oceanogràfic, El Palau de les Arts Reina Sofía, El Puente de l'Assut de l'Or  e L’Àgora. 

A dica para quem esta visitando Valencia é tirar um dia apenas para conhecer o local. Um pouco distante do centro e numa área onde não tem metrô, para se chegar na Cidade das Artes e das Ciências a melhor opção é pegar a linha especial de ônibus (95) que circula diretamente entre o centro da cidade e o complexo. 

    Ao chegar no local a sensação é de tirar o fôlego, a arquitetura futurista realmente impressiona. A sensação de grandiosidade impera. Com imensas piscinas de água cristalina, a composição do cenário é ideal para se tirar incríveis fotografias. Lá é possível alugar um caiaque ou até mesmo entrar numa mega bola de plástico e passear pelas piscinas do complexo. 

   L’Hemisfèric - Possui aproximadamente 13.000m² e é uma grande sala de projeções com cinema, planetário e projeções em laser. A entrada custa 6 euros.

   El Museu de les Ciències Príncipe Felipe - Com 40.000m² em três andares o Museu da Ciência Príncipe Felipe é um museu interativo. Lá a historia da ciência é contada de uma forma completamente diferente da de um Museu comum. Lá o “não toque” vira “toque” e os visitantes são forçados a interagir para entender o que esta sendo explicado. 

   De fósseis de dinossauros à cérebros humanos, a exposição é bastante diversificada e abrange todas as áreas da ciência. O tempo medio de visita do Museu é de 3 a 4 horas dependendo do seu interesse. A entrada custa 6 euros.

   L’Oceanogràfic - Inaugurado em 2015, é o maior aquário oceanográfico da Europa, com 110.000 m² e com 42 milhões de litros de água. Tubarões, golfinhos e uma grande variedade de animais marinhos podem ser vistos por lá. A entrada custa 23 euros. Uma excelente opção para todas as idades e uma dica que já foi dada aqui no Bahia Já em reportagem anterior. Confira: http://bahiaja.com.br/turismo/noticia/2018/09/27/valencia-tem-maior-aquario-da-europa-loceanografic-p-tasso-filho,113341,0.html

   L'Umbracle - É um jardim de 17000m² coberto por vigas vazadas com palmeiras imperiais e plantas típicas da região mediterrânea junto a esculturas contemporâneas. Abaixo do jardim está o estacionamento do complexo e na lateral dezenas de escadas de acesso no estilo Gaudí.

   El Palau de les Arts Reina Sofía - Inspirado na Opera House de Sydney, o Palácio das Artes de Valência é o primeiro prédio do complexo. É a sede da Orquestra da Comunidade Valenciana e do Teatro de Ópera de Valência. Contém quatro grandes salões: Salão Principal, Salão Magisterial, Anfiteatro e Teatro de Câmera.

   El Puente de l'Assut de l'Or  - Também conhecida como ponte Calatrava, é uma ponte suspensa que liga o lado sul com a rua Menorca, cujo pilar de 125m de altura é o ponto mais alto da cidade. Um ótimo local para se tirar fotos. 

   L’Àgora - É uma enorme praça coberta, atualmente em fase final de construção, onde serão realizados concertos e eventos esportivos. Nela ocorreu o evento de tênis Valência Open 500.

    Passar o dia no Ciutat de les Arts i les Ciències, ir ao oceanário ver o show dos golfinhos e conhecer o Museu interativo é uma experiência imperdível e para toda a família. Valencia ainda tem muito mais a ser explorada. Por hoje é só e até a próxima.