Turismo

TURISTANDO POR LONDRES: Camden, bairro alternativo de Winehouse (TFF)

Mesmo para os padrões dos britânicos, normalmente mais liberais do que o resto do mundo, Camden Town é uma região bastante mente aberta.
Tasso Filho ,  Salvador | 28/09/2018 às 18:17
Camden Town
Foto: Tasso Filho
    Chegamos hoje na nossa terceira reportagem sobre a capital inglesa e ainda há muito a se explorar e dicas para quem pensa em visitar a terra da rainha Elizabeth II. Provavelmente em algum momento da sua vida você já ouviu falar em Camden Town. 

Camden, como é carinhosamente chamada pelos ingleses, é sem dúvida o bairro mais alternativo de Londres. O bairro da Amy Winehouse é um charme e andar pelas ruas de Camden Town é simplesmente incrível. O bairro fica localizado no centro-norte da cidade e é muito fácil chegar lá, existe uma estação de metrô e de qualquer local da cidade basta pegar a “Northern Line” e parar em “Camden Town”.

   A melhor palavra para se descrever Camden Town é “diferente”. Mesmo para os padrões dos britânicos, normalmente mais liberais do que o resto do mundo, Camden Town é uma região bastante mente aberta. 

   Lá é onde você vê grupos de hippess nas esquinas, onde botas góticas são como havaianas no Brasil, onde cabelos coloridos são mais comuns e piercings só parecem esquisitos quando não estão ali. Logo ao sair da estação você vai ver pessoas completamente tatuadas, hippies, punks, góticos, artistas e turistas; diversidade é o que voce vai encontrar por lá. 

O bairro é muito grande mas o agito fica na avenida principal a “Camden High Street”. Lojas e barracas de rua que vendem literalmente de tudo, seguem por todas a extensão da avenida que leva até o Camden Market. 

   O Camden Market tem seu maior movimento no domingo e em dias de feriado. Lá se vende de tudo; Roupas diferentes, acessórios descolados, souvenirs, eletrônicos, discos, etc. Os preços costumam ser bem interessantes e vale a pena tentar negociar com os vendedores. Destaque para a loja Cyberdog. Com três andares subterrâneos, muito led e som eletrônico ao vivo, a loja é sem duvidas umas das maiores atrações. 

Mas não é só comércio que esse bairro oferece, lá também é um ótimo lugar para curtir um som. Diversos bares e pubs se misturam com as lojas e canais que atravessam o bairro. A dica para quem gosta de tirar fotos é a parte de trás do mercado onde tem uma ponte sobre o canal e uma vista espetacular para o centro do mercado. 

    No Camden Market é possível se comer comida do mundo inteiro, diversos nos restaurantes e food trucks se espalham pelas ruas do mercado. Outra atração para quem gosta de tirar fotos é a estatua em tamanho real da Amy Winehouse. A artista inglesa costumava frequentar o mercado e viveu grande parte de sua vida no bairro; a casa onde ela viveu também pode ser visitada.

Passar o dia em Camden Town é uma experiência incrível e para todas as idades. Quem está pensando em ir a terra da rainha com certeza não pode deixar de visitar. Na próxima semana teremos nossa última reportagem da série Turistando por Londres e darei uma dica de roteiro sobre o que se fazer em um dia na cidade. Até a próxima.