Turismo

Vale do Mosela, um passeio para amantes do vinho branco, na ALEMANHA

A peculiaridade da região está mesmo na bebida, pois muitos consideram os vinhos brancos do Mosela os melhores do mundo
Nara Franco , RJ | 02/08/2018 às 13:08
Vale do Mosela
Foto:
O Vale do Mosela, na Alemanham, é considerada uma das regiões com os melhores vinhos brancos do mundo. Com 544 quilômetros de extensão a partir de sua nascente na montanha dos Vosges, na França, o Mosela (Mosel, em alemão) é um dos principais afluentes do rio Reno e a segunda via de navegação mais importante da Alemanha.

São mais de 100 cidades e vilarejos vinícolas, cerca de 5.000 viticultores e aproximadamente 9.300 hectares com 70 milhões de videiras. Se você pretende mergulhar na cultura local e apreciar os ótimos vinhos, inicie o por Koblenz, cidade do estado da Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz) situada na confluência do Reno com o Mosela.

Koblenz foi praticamente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas se reergueu com ruelas, pracinhas e prédios. Na praça Josef-Görres-Platz, a Historiensäule (Coluna da História) relata em bronze 2 mil anos de história de Koblenz. Na parte inferior da coluna, um barco carregado com barris de vinho simboliza o assentamento romano dos séculos 1° ao 5°, passando pelas Cruzadas na Idade Média. 

O centro histórico de Koblenz abriga o Deutsches Eck, uponta artificial de terra instalada na confluência entre os rios Reno e Mosela. Devido à sua localização geográfica, os romanos chamaram o local de "Confluentes", o que deu origem ao nome da cidade em alemão.

A cidade recebe anualmente mais de 2 milhões de visitantes, que não deixam de fazer o passeio mais imperdível da cidade: a fortaleza Festung Ehrenbreitstein, a segunda maior da Europa depois de Gibraltar, construída entre 1817 e 1828. As instalações da fortaleza abrigam o museu Landesmuseum Koblenz, um albergue da juventude, o Memorial do Exército Alemão (Ehrenmal des Deutschen Heeres) e diversos órgãos administrativos. A fortaleza faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade Vale do Alto Médio Reno. Chega-se a ela por meio de um teleférico. 

Os vinhos mais famosos da regiãode Koblenz são os da casa Weinhaus Hubertus, construída em 1689, e o Riesling do Vale do Mosela. 

A próxima parada do vale - se você alugar um carro ou for de trem - é a dupla Cochem e Burg Eltz. Perto de Cochem, na localidade de Bremm, o Calmont é o vinhedo mais íngreme da Europa, com 380 metros de altura e uma inclinação de até 68 graus. Cochem é um dos lugares mais conhecidos do Vale do Mosela. É um ótimo local para pernoitar, com uma boa oferta de adegas, restaurantes e hotéis, além de várias atrações.

A principal atração da cidade é o Castelo Reichsburg, construção original de 1056. Outro castelo que também vale a visita é o Burg Eltz, situado a menos de 20 quilômetros de Cochem. Ele é uma das poucas fortificações que sobreviveram às destruições ordenadas pelo rei francês Luís 14 na segunda metade do século 17. Como uma espécie de castelo-modelo, ele estampou a antiga nota de 500 marcos durante muitos anos. Sua construção remonta ao século 12. 

Já Burg Eltz se situa dentro de um vale e não sobre uma elevação, como a maioria dos castelos do Mosela. Pode-se ir de carro ou mesmo a pé, a parte do cais do vilarejo de Moselkern.

O destino agora pe Trier. Mas antes de chegar lá, aprecie o Médio Mosela (Mittelmosel), trecho de 120 quilômetros de rio. Em Alf, o castelo medieval Burg Arras é hoje um hotel com restaurante e museu sobre a cultura da região. Em Bullay, vilarejo em frente a Alf, as ruelas enviesadas são repletas de Strausswirtschaften, adegas caseiras improvisadas típicas do Vale do Mosela.

Em Zell, a fonte Zeller Schwarze Katz homenageia o famoso vinho da cidade, uma das maiores produtoras do Vale do Mosela. Com pouco mais de 7 mil habitantes, Bernkastel-Kues, fica a 50 quilômetros de Trier. Nela, visita a praça central Marktplatz, a torre da igreja de São Miguel e São Sebastião (Pfarrkirche St. Michael und St. Sebastian). Por sua oferta hoteleira e gastronômica, Bernkastel-Kues é uma boa opção de pernoite em seu tour pelo Mosela.

Acompanhando o seu tour, estão sempre os vinhedos. A peculiaridade da região está mesmo na bebida, pois muitos consideram os vinhos brancos do Mosela os melhores do mundo. Acompanhado de um bom Riesling ou Müller-Thurgau, não deixe de provar uma deliciosa Zwiebelkuchen (torta de cebola), Speckplätzchen (biscoitinhos de bacon) ou um dos diversos pratos típicos numa das muitas adegas e restaurantes locais.

Feche o passeio em Trier, a cidade mais italiana da Alemanha. Com pouco mais de 110 mil habitantes, ela é hoje a terceira maior cidade da Renânia Palatinado, mas já foi a segunda maior cidade do Império Romano do Ocidente no século 4°. Fundada em 15 a.C., a cidade  passou rapidamente de posto militar à residência de imperadores romanos. 

Como testemunho dessa época, a Porta Nigra (portão negro) é o maior portão de entrada preservado de uma
fortificação romana. Na praça Hauptmarkt, logo à direita, na praça Simeonstiftplatz, você vai ver a mais nova atração de Trier: uma estátua de bronze de 5,5 metros de altura do filósofo Karl Marx – um presente do governo chinês – inaugurada em maio de 2018 em homenagem ao aniversário de 200 anos do filho mais famoso dacidade. Quem quiser saber mais sobre Marx, a casa onde ele nasceu, na rua Brückenstrasse n° 10, abriga o Museum Karl-MarxHaus.

Com suas construções renascentistas e barrocas, a praça Hauptmarkt é uma das mais belas do país. Após ser destruído na Segunda Guerra, seu complexo de edifícios foi totalmente reconstruído no final dos anos 1960. Erguida como lugar de festas e eventos em 1430, a casa Steipe é um dos mais bonitos. O prédio gótico foi sede da prefeitura até o século 18 e hoje abriga um café/restaurante.

Para terminar seu passeio pelo Vale do Mosela, nada como um vinho e um bom jantar num dos muitos restaurantes tradicionais, como, por exemplo, no Zur Glocke, no centro histórico de Trier.