Turismo

Hamburgo, segunda maior cidade da Alemanha, é ótima opção para turismo

Como segunda maior cidade do país, há muitas possibilidades de hospedagem, espalhadas em diversos bairros da cidade.
Nara Franco , RJ | 21/04/2018 às 10:47
Hamburgo
Foto:
Hamburgo é a segunda maior cidade alemã, depois de Berlim. A cidade portuária é cortada por centenas de canais e ligada ao Mar do Norte pelo rio Elba. É  também uma das cidades mais verdes da Europa. 

O comércio marítimo transformou Hamburgo economicamente pujante. Seu porto é o terceiro mais movimentado da Europa e um dos 20 maiores do mundo. Os antigos depósitos abrigam hoje bares, lojas, restaurantes e as mais diversas atrações turísticas, como o Fischmarkt (Mercado de Peixes), no bairro de Altona.

Além dos canais e dos prédios com a típica arquitetura do norte alemão, uma das atrações do local é o parque temático de miniaturas Miniatur Wunderland. Ali se localiza o mais novo cartão-postal de Hamburgo: a Elbphilharmonie (Filarmônica do Elba), uma das melhores e mais imponentes salas de concerto do mundo, construída sobre um antigo armazém portuário.

Para quem gosta de agito, os cafés e restaurantes do bairro Schanzenviertel, como também em St. Pauli, com sua famosa avenida Reeperbahn, são a melhor pedida. 

Com inúmeras atrações e uma intensa oferta cultural e gastronômica, Hamburgo pode ser visitada durante todo o ano. A cidade possui um clima moderado com temperatura média em torno dos 18°C no mês mais quente, julho, e por volta de 1,5°C no mais frio, janeiro. 

Outra vantagem de visitar a cidade em meses mais quentes, entre abril e setembro, é a possibilidade de andar de barco nos lagos Binnenalster e Aussenalster. É possível tanto fazer um tour guiado quanto alugar o seu próprio bote ou pedalinho. O local é ideal para velejar, praticar stand-up paddle, simplesmente passear pelas margens e canais ou sentar num dos muitos bares e restaurantes.

Hamburgo é uma cidade bastante disputada na Alemanha. Assim, para garantir as melhores ofertas, é aconselhável que se reserve com certa antecedência. Como segunda maior cidade do país, há muitas possibilidades de hospedagem, espalhadas em diversos bairros da cidade.

A região em torno da prefeitura (Rathaus) no centro histórico é uma boa pedida para os turistas, já que poderão conhecer a pé muitas das atrações. A proximidade do lago Binnenalster torna a área bastante interessante. A desvantagem é o preço mais alto e o fato de a vida noturna ser mais intensa em outras partes da cidade.

O bairro de St. Pauli possui vida noturna agitada. Ficar ali é uma boa opção, e se engana quem pensa que na área da Reeperbahn há somente bordéis e sex-shops. Além de residencial e muito agradável, St. Pauli oferece muitos hotéis e uma boa localização para quem quer conhecer a cidade hanseática.

Ao norte de St. Pauli se localizam dois outros bairros bastante interessantes para quem quer curtir a Hamburgo descolada e hipster: Karolinenviertel e Sternschanze. Ali há uma grande oferta de bares, cafés e restaurantes. São bairros residenciais com poucas ofertas de hotéis, mas ideais para alugar um apartamento de temporada.

Outra opção e interessante e relativamente mais em conta é St. Georg. Localizado próximo à Estação Ferroviária (Hauptbahnhof),o bairro oferece diversas atrações culturais e uma infinidade de bares e restaurantes, além de ser bastante central. Ali também se encontra a cena gay de Hamburgo.

A área deixou para trás a fama de decadente e é hoje um lugar agradável e interessante para se visitar na metrópole do norte alemão. O bairro de St. Georg se estende até o lago Aussenalster, em cujas margens também há alguns hotéis, como o clássico e elegante Atlantic.