Turismo

PAIXÃO DE CRISTO vira atração turística nas Filipinas com cenas reais

Crucificação ao vivo
Da Redação , Salvador | 31/03/2018 às 19:10
Sete pessoas foram crucificadas na real, ujma tortura que a igreja desaprova
Foto: APA
Fotos chocantes mostram católicos filipinos pregando-se a cruzes em uma horrível reencenação da Sexta-Feira Santa.
Sete devotos, incluindo uma mulher, foram crucificados na frente de milhares de espectadores em um espetáculo sangrento desaprovado pelos líderes da igreja.

Três devotos usando coroas de galhos foram pregados em cruzes por aldeões vestidos de centuriões romanos em uma colina poeirenta na aldeia de San Pedro Cutud. Quatro outros foram crucificados em aldeias agrícolas próximas, na cidade de San Fernando, norte de Manila, disse o oficial de turismo Ching Pangilinan.

Ruben Enaje, um pintor de placas de 57 anos que sobreviveu a uma queda de um prédio alto, participou de sua 32ª reencenação.

Devotos empobrecidos se submetem ao ritual para expiar os pecados, orar pelos enfermos ou por uma vida melhor, ou dar graças pelo que acreditam ser milagres dados por Deus.

Segundo The Sun, os rituais da Quaresma são desaprovados pelos líderes da igreja nas Filipinas, a maior nação católica da Ásia.

As reconstituições da crucificação, no entanto, tornaram-se uma atração turística nas aldeias desconhecidas na província de Pampanga, a cerca de 50 quilômetros da capital.

Enquanto as crucificações se tornaram uma tradição para os moradores, eles ainda deixam muitos turistas estrangeiros perplexos.

"É terrível", disse Luke Henkel, da Flórida. "Você quer parar com isso."

 Milhares se reúnem para assistir aos católicos sofrerem a agonia de serem crucificados


O prefeito Edwin Santiago, de San Fernando, onde San Pedro Cutud está, disse que mais de 400 policiais foram instalados e postos de primeiros socorros preparados para cuidar da multidão.

"Nós fornecemos assistência porque não podemos parar o fluxo de turistas", disse Pangilinan. "Nós não promovemos isso como um festival, mas sim uma demonstração de respeito a uma tradição local."

Os aldeões usavam os eventos de atração de público para vender comida, água, ventiladores, guarda-chuvas e lembranças e alugavam lugares de estacionamento e banheiros.