Turismo

SEMANA SANTA DICA DE VIAGEM: Angra dos Reis, no litoral fluminense

O que fazer e comer em Angra dos Reis, cidade do litoral sul fluminense
Nara Franco , Rio de Janeiro | 26/03/2018 às 19:26
Angra é um paraíso tropical
Foto:
Considerado um dos litorais mais bonitos do Brasil, a região sul do estado do Rio de Janeiro é mais conhecida pela cidade de Angra dos Reis e a chamada 

“Costa Esmeralda”. As praias são os pontos turísticos mais famosos de Angra, mas há muitas outras atrações para se conhecer na cidade como trilhas, o Centro Histórico e ótima gastronomia. 

Se você está pensando em visitar Angra, agende pelo menos dois dias para um passeio básico. Se puder ficar mais tempo, entre 4 a 5 dias, você conseguirá descobrir de verdade a região e se quiser aproveitar e conhecer a vizinha Ilha Grande, separe mais pelo menos 4 dias. 

Comece seu tour pela cidade fazendo um passeio de escuna que engloba passagens pela Ilha de Cataguás (ou Ilha de Cataguases), mergulho na Lagoa Azul, Praia do Araçá e Praia de Japariz.

As escunas em Angra dos Reis têm um passeio padrão. Para conhecer outras praias, você precisará alugar um barco/lancha. O valor varia de acordo com o tamanho da embarcação, geralmente proporcional ao número de pessoas que fará o passeio. 

O valor para o passeio de 6h para 8 pessoas está em torno de R$ 100/por pessoa (incluindo o marinheiro que navega a embarcação).

Mesmo estando de barco, você pode aproveitar para conhecer restaurantes da região como a Maricultura Costa Verde, um dos maiores produtores de Vieiras e 
Beijupirá do Brasil. No passeio, você conhece de perto a produção, além de experimentar os peixes e frutos do mar frescos. 

A noite, a pedida é a Marina Verolme em Angra dos Reis, maior pólo náutico da América Latina. Aqui você encontra duas boas opções: a Cervejaria Mistura Clássica, com ótimas cervejas artesanais e petiscos, e o restaurante Conversa Fiada. 

Aproveite um dia do passeio para conhecer a Ilha Grande, que fica bem em frente a Angra dos Reis. Nela, está a praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais bonitas do Brasil. 

Como o ponto de chegada e partida da Ilha Grande para quem vem de Angra dos Reis é o vilarejo da Vila do Abraão, vale muito a pena passear pelo local e experimentar o prato mais famoso da região: o peixe com banana. 

Angra dos Reis foi fundada janeiro de 1502 e seu nome tem origem portuguesa, sendo o significado de “Angra” baía e por ter sido criada no dia de Reis, ganhou o seu nome.

Seu centro histórico, um pouco caótico e carente de uma boa preservação,  guarda jóias da arquitetura colonial, como a Igreja e Convento do Carmo e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Visite ainda a Praça Almirante Tamandaré, onde fica o Mercado Redondo, local tradicional da cidade de venda de peixes e frutos do mar.

Para quem tem mais dias, outros lugares e passeios para conhecer em Angra dos Reis são: Saco do Céu, Aventureiros e a Lagoa Verde, ambas na Ilha Grande.