Turismo

Museu Ex-Votos do Bonfim visitantes terão acesso à Torre da Basilica

O Museu é mantido pela Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim
Diga Comunicação ,  Salvador | 15/02/2018 às 18:59
Imagem rara
Foto: Diga

Turistas e fiéis que visitarem o Museu Rubens Freire de Carvalho de Tourinho, conhecido como Museu dos Ex-Votos, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, vão ter acesso à uma visão de 360° do entorno, com o acesso orientado à Torre da igreja.

A nova estrutura do Museu foi apresentada à imprensa nesta sexta-feira (16), às 9h30, No Espaço Vila Criativa (ao lado da Igreja),  com um bate-papo com a museóloga e professora da UFBa, Genivalda Cândido da Silva, responsável pela requalificação. Estarão presentes também o reitor da Basílica, Padre Edson Menezes Silva e o Juiz da Devoção, Francisco Pitanga. Após a entrevista coletiva, será realizada uma visita às instalações do Museu e à Torre da Igreja.

O Museu, que funciona na Basílica há mais de duas décadas, passou por uma série de mudanças para valorização do seu acervo, visando dar maior visibilidade ao Santuário como principal pólo do turismo religioso no Estado.

A Torre da Basílica será a primeira no Brasil a ser aberta a visitação e apresenta uma visão geral da Península de Itapagipe, Baía de Todos os Santos, Avenida Beira Mar e a região do bairro de São Caetano.

O acervo possui telas da primeira Escola Baiana de Pintura (Séculos XVII e XIX), Sala de Alfaias, ex-votos, milagritos, esculturas, imagens sacras, entre outros. Os visitantes também terão acesso ao órgão de tubos francês (1856), visita ao altar-mor, coro-orquestra.