Turismo

PALMERIRAS: Escadaria no Morro do Pai Inácio melhora acesso ao topo

Visão fantástica de quem sobe esse local na Chapada Diamantina (Com Jornal da Chapada)
Da Redação , Salvador | 07/02/2018 às 18:02
As áreas mais perigosas da trilha foram ampliadas, e corrimões, parapeitos e degraus
Foto: PMP

Alterações feitas na infraestrutura da trilha do Morro do Pai Inácio, localizado no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, têm chamado a atenção de quem visita o local. Agora, os 1.150 metros de altitude podem ser ‘vencidos’ com mais tranquilidade. Além das áreas mais perigosas terem a trilha ampliada, foram instalados corrimões, parapeitos e degraus, como os colocados na parte final, já na subida para o chapadão do morro.

Na última sexta-feira (2), a administração municipal de Palmeiras, do prefeito Ricardo Guimarães, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, entregou as intervenções de melhorias para acessibilidade no Parque Natural Municipal Morro do Pai Inácio, com o aval da presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Katia Bogea. Segundo ela, é um passo importante para o ponto turístico.

“Um patrimônio como o Pai Inácio merece, sim, garantir o acesso ao máximo de pessoas possíveis”, disse Katia. Para o presidente da Associação de Condutores de Visitantes de Lençóis (ACVL), Nelson Oliveira, as modificações foram muito positivas. “Foi uma mudança boa porque ajuda aqueles que antes não conseguiam subir e agora podem”, disse ao Jornal da Chapada.

De acordo com Oliveira, a trilha fica mais bem conservada. A mudança “evita contato com a trilha, preservando o meio ambiente, e dá condições de pessoas da melhor idade subirem também. Na pedra maior, perto do topo, por exemplo, muitas pessoas batiam a cabeça”, afirmou. E ele aposta que outros municípios sigam o exemplo. “Se outros lugares adotarem a mesma iniciativa vai ser positivo. Dá segurança e aumenta o fluxo de visitantes”, disse o presidente da ACVL.