Turismo

Restaurante Mistura lança "Menu Déjà vu", uma conexão Bahia e Itália

Uma mistura dos tradicionais sabores da Itália e da Bahia, com a inovação das chefs Andrea Ribeiro e Clotilde Giorgio

AD , Salvador | 01/12/2017 às 14:41
Mistura polvo em panela com veludo e chips de batata roxa, ao perfume de limão almafitano
Foto: div


 
O Mistura está cheio de novidades. Uma delas é o intercâmbio cultural entre as chefs Andrea Ribeiro e a italiana Clotilde Giorgio, que veio ao Brasil especialmente para fazer um menu a quatro mãos para os restaurantes de Itapuã e da Contorno, com pratos inéditos, da entrada à sobremesa. Juntas, Andrea e Clotilde criaram o Menu Déjà vu, que revisita as tradições culinárias da Bahia e da Itália a partir da gastronomia das duas chefs, combinando diferentes técnicas e ingredientes, mas sempre valorizando as tradições e a cozinha de sentimento para avaliar o que juntar, criar e transformar. 

Agora, o Mistura, eleito o Melhor da Cidade e o Melhor Restaurante de Peixes e Frutos do Mar pela VEJA Comer & Beber 2017/2018, tem mais uma opção de degustação no cardápio do almoço e do jantar, com criações exclusivas para cada um dos restaurantes, Contorno e Itapuã. As chefs começaram a parceria visitando a Feira de São Joaquim para explorar os produtos locais e ter novas ideias fazer uma verdadeira mistura de sabores e tradições.

“Fiquei encantada com a energia e a espontaneidade do lugar, os diversos tipos de comidas e tradições, o modo de expor os alimentos, com muitos aromas e cores, e os produtos típicos, que eu já ouvia falar de lá da Itália, mas que não conhecia de perto, como a mandioca, que pode ser utilizada e preparada de várias formas”, revela a chef italiana, que ainda provou outras delícias locais, como manga e quiabo, aproveitados de uma forma inovadora no novo menu da temporada do Mistura.

Clotilde, que também atua no setor há três décadas, assim como Andrea, diz ainda que sua cozinha se assemelha muito com o estilo da chef do Mistura e que o intercâmbio entre elas gerou uma rica troca de informações e conhecimentos, como uma verdadeira mistura, com muitas camadas de sabores.

“Essa troca compartilhada foi realmente uma experiência muito positiva, pois as novidades foram estimulantes tanto para as equipes do Mistura Contorno e Mistura Itapuã quanto para os cozinheiros dos restaurantes de Clotilde na Itália”, comenta Andrea, referindo-se aos empreendimentos da família Giorgio na cidade de Salerno, na Costa Mafitana.

O Menu Déjà vu já está à disposição dos clientes e pode ser desfrutado inclusive com sugestão de harmonização bebidas para acompanhar entradas, prato principal e sobremesa. Confira as opções e todos os sabores explorados pelas chefs Andrea Ribeiro e Clotilde Giorgio para o Mistura Itapuã (R$ 99,00) e Mistura Contorno (R$ 119,00).